Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

O valor do silêncio do general calado

A anarquia militar embaralha generais (da reserva) que falam e não mandam, quando quem manda não fala

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A eleição de Jair Bolsonaro propagou o vírus da anarquia militar. Aqui e ali ouve-se falar em "núcleo militar" influindo no governo e "desconforto" fora dele. Desde que o presidente disse ao ex-comandante do Exército que "o que nós já conversamos morrerá aqui", disseminou-se a curiosidade em torno do que conversaram.

O fato da vida é que para se impedir a eleição de um candidato do PT, com suas obras e suas pompas, levou-se ao Planalto um capitão de pouca disciplina que em 1988 baldeou-se para a atividade parlamentar.

Ele levou na vice um general de quatro estrelas (da reserva) que anos antes perdera o comando das tropas do Sul por ter feito um discurso político.

 

O general tal acha isso, o general qual acha aquilo. Falta registrar que todos os militares que ocupam cargos civis estão na reserva e comandam apenas poderosas mesas. Chefe militar acha, mas não fala.

Ninguém ouviu uma só palavra do general Enzo Peri, que comandou o Exército de 2007 a 2015. O mesmo se pode dizer de Gleuber Vieira, comandante de 1999 a 2003. Ambos tipificam o general calado. Não falavam antes de assumir o comando nem falaram depois.

O general calado é um enigma em si mesmo. Move-se dentro das normas da corporação. Manda, mas não fala, mesmo em épocas em que falam generais que não mandam ou, pelo menos, não mandam tanto quanto se pensa. Olhando-se para trás, é fácil ver o peso do general calado.

Castello Branco só falou em março de 1964, dias antes da deposição do presidente João Goulart. Emílio Médici foi o silêncio da orquestra e chegou à Presidência sem dizer uma palavra fora das reuniões de generais. Os irmãos Geisel, Orlando e Ernesto, nunca falaram.

O general Euler Bentes, que em 1978 foi candidato a presidente pelo MDB (o de Ulysses e Franco Montoro, não o que está aí), nunca falou enquanto esteve na ativa. Derrotado, retirou-se no seu "Sítio do Pica-Pau-Amarelo" e morreu em 2002. Seu curto necrológio foi publicado abaixo da notícia da morte de "Mocinha", a inesquecível porta-bandeira da Mangueira.

No ocaso da ditadura e da anarquia militar, havia alguns generais falantes, mas ninguém se lembra, por exemplo, de Ademar Costa Machado e de Jorge de Sá Pinho.

Estavam no Alto-Comando que barrou as bruxarias da anarquia e garantiu a eleição de Tancredo Neves (Pode ser verdadeira a história segundo a qual Tancredo pediu para conversar com Costa Machado, a quem queria colocar no governo. Ele pediu que se encaminhasse a solicitação ao Ministério do Exército.)

Para dançar um tango e para alimentar a anarquia, não basta um militar, mesmo que seja da reserva. É indispensável uma vivandeira paisana.

Durante a campanha eleitoral do ano passado, um general organizou uma reunião para ouvir uma palestra de paisano sobre obras de infraestrutura.

Na sessão de perguntas um oficial quis saber qual dos dois candidatos a presidente teria mais qualificações para tocar o assunto. O comandante da guarnição pediu que a pergunta fosse ignorada e que o oficial saísse da sala.

Ouvir o silêncio do general calado é tarefa impossível, mas uma coisa é certa: ouvir as falas dos generais da reserva em funções civis ou mesmo fora delas, como se falassem pelos quartéis, estimula a anarquia, embaralha os problemas e confunde a audiência.

A morte do "Mestre" ou "Lobisomem"

Morreu na segunda-feira o advogado carioca Jorge Serpa. Tinha 96 anos e foi um homem sem sombra no mundo do poder.

No governo de Fernando Henrique Cardoso, passava pelos palácios comboiando marqueses da privataria, expondo ideias grandiosas no atacado e operando no varejo desde coisas da Petrobras e dos fundos de pensão, até interessados na produção de óleo de coqueiro do Pará.

Quando estourou um escândalo com grampos do BNDES, muita gente viu suas pegadas.

Todos os governos são rondados por figuras como Jorge Serpa, mas só Serpa rondou todos os governos. Tinha seu próprio folclore e só era visto andando de táxi, mas o táxi era dele.

José Sarney dizia que chamavam-no de "Lobisomem". No governo Collor esteve no bunker onde se tentava salvar o mandato do presidente. Amigo de alguns barões da imprensa, parecia saber de tudo.

Como Serpa cultivava sua própria lenda, vão aqui alguns exemplos, documentados, dos movimentos do "Mestre" também conhecido como "Cardeal".

Nos últimos meses de 1963, teve pelo menos três conversas com o embaixador americano Lincoln Gordon, que via nele um conselheiro e redator de discursos do presidente João Goulart.

Serpa testemunhou o ocaso de Jango na madrugada de 1º de abril de 1964. Em julho, encontrou-se com o general Golbery do Couto e Silva, estrela da ditadura nascente.

Anos depois, frequentava o gabinete de um coronel da confiança do general Emílio Médici. Em 1969, ao ser nomeado para a Presidência, o general fez um discurso oferecendo-se para praticar um "jogo da verdade" e restabelecer a democracia".

Quem escreveu? Jorge Serpa. (Mais tarde, Médici defenestrou o coronel para liquidar a influência daquilo que o SNI chamava de "Grupo Serpa".)

O poderoso Jorge Serpa baixou à sepultura no cemitério São João Batista na terça-feira. Havia menos de dez pessoas na cena.

Abril em abril

O empresário Fábio Carvalho, que está comprando os salvados da editora Abril, decidiu que pagará todas as rescisões trabalhistas de ex-funcionários da empresa, até o teto de R$ 250 mil.

Com essa medida, sairão do sufoco 1.122 dos 1.154 ex-funcionários da empresa. Deles, 144 são jornalistas, 299 são gráficos e 679 trabalhavam em outros serviços.

Pela sua conta, uma vez sacralizada a compra da empresa, o dinheiro chegará ao bolso das vítimas do processo de recuperação judicial entre o final de março e o início de abril.

A memória de Victor Civita, o fundador da empresa, que nunca atrasou o pagamento de seus empregados, agradece.

Tríplice tem três

Até as pedras sabem que o governo Bolsonaro tem um encontro marcado com inquietações nas universidades.

A retórica obscurantista do capitão levava a crer que dele partissem medidas provocadoras. Deu o contrário.

Há professores inquietos diante da possibilidade de serem indicados para as reitorias mestres que não encabeçam as listas tríplices encaminhadas pelos conselhos universitários ao Ministério da Educação.

Como diz o nome, lista tríplice tem três nomes.

Em 2009, o governador José Serra nomeou para a reitoria da Universidade de São Paulo o segundo nome da lista. A qualidade da reitoria do professor João Grandino Rodas é outra história.

Quarentena

Parlamentares da oposição já decidiram apresentar um projeto estabelecendo uma quarentena de quatro anos para que ocupantes do primeiro escalão do governo possam ser nomeados para o Supremo Tribunal Federal.

Essa ideia constou do conjunto de medidas contra a corrupção proposto ao tempo em que o juiz Sergio Moro estava em Curitiba.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.