Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Nova biografia faz retrato da vida do escritor e repórter russo Vasily Grossman

"Vasily Grossman and the Soviet Century", de Alexandra Popoff, fala sobre os enfrentamentos com a censura comunista e as tropas nazistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para os adoradores da obra do escritor e repórter russo Vasily Grossman (1905-1964), autor do épico "Vida e Destino" e personagem de "Um Escritor na Guerra", saiu nos Estados Unidos um bom livro. É "Vasily Grossman and the Soviet Century", de Alexandra Popoff, um retrato desse grande romancista e de sua vida enfrentando a censura comunista, as tropas nazistas e as mesquinharias do mundo literário.

Grossman foi da batalha de Stalingrado à tomada de Berlim, passando pelo campo de extermínio de Treblinka. Sua mãe foi morta pelos alemães, sua mulher foi presa pelos soviéticos e os originais de "Vida e Destino" foram confiscados pela censura. (Levaram até os carbonos.) Esse grande escritor viu no mundo o que poucos perceberam. Comparou o regime soviético ao nazista e retratou a lógica da desumanidade.

Vasily Grossman em Schwerin, na Alemanha, em 1945 - Jewish Currents/Divulgação

Em 1945, quando se festejava a vitória, guardou consigo alguns carimbos que estavam na mesa de Hitler, mas não quis testemunhar a cena da rendição alemã, pois já vira o suficiente. Mais tarde, não quis ir ao julgamento de Nuremberg. (Em qualquer dia do outono de 1941, morreram mais prisioneiros russos do que todos os prisioneiros americanos e ingleses ao longo de toda a guerra.)

Popoff transcreve o relato de Grossman de seu encontro, em 1962, com Mikhail Suslov, o ideólogo-chefe do regime. Eles conversaram por três horas. Suslov, que não havia lido os originais confiscados de "Vida e Destino", disse-lhe que o livro teria o efeito de "uma bomba atômica" para o regime soviético. Grossman morreu sem ver sua obra publicada.

Ele foi acima de tudo um grande repórter e construiu seu romance com as anotações e entrevistas colhidas no dia a dia. É de Grossman a melhor distinção da qualidade dos correspondentes de guerra. Há dois tipos, o que vai para a trincheira e o que fica no quartel do comandante. O primeiro rala com as chefias porque atrasa seus textos e manda histórias inconvenientes. O segundo sempre cumpre os horários e confirma o que dizem as autoridades.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que informou o título deste texto, o livro "​Vasily Grossman and the Soviet Century", de Alexandra Popoff, é uma biografia, não um romance. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.