Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

A história secreta de uma anarquia militar

Clássico conta o comportamento da elite militar e civil japonesa nos últimos dias da Segunda Guerra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Está nas livrarias “A História Secreta da Rendição Japonesa de 1945”, do americano Lester Brooks. 

Publicado em 1967, ainda é um clássico e conta o comportamento da elite militar e civil japonesa nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, com uma narrativa minuciosa do que aconteceu entre os dias 6 de agosto, quando uma bomba atômica devastou Hiroshima, e 2 de setembro, quando os japoneses se renderam a bordo do encouraçado Missouri. Foi traduzido pelo generais da reserva Gleuber Vieira e Joubert Brízida. Gleuber comandou o Exército de 1999 a 2003. Viu de tudo, mas nunca falou.

Quando a bomba caiu em Hiroshima, o Japão já estava perdido. “A História Secreta” mostra como a corporação militar quis continuar a guerra, chegando mesmo a tentar um golpe contra o palácio imperial. Acreditavam em qualquer coisa: a bomba seria de fósforo, os americanos não jogariam outra (jogaram, em Nagasaki), não teriam artefatos suficientes (tinham, e a terceira poderia cair em Tóquio). 

Lester Brooks respeita a noção segundo a qual os militares japoneses tinham um código de honra, dispostos a morrer pela pátria e pelo imperador. Mesmo assim expõe o delírio dos generais e almirantes que pretendiam obter condições dos americanos. Em 1945, o Japão tinha almirantes dispostos a continuar a guerra, mas desde 1944 não tinha Marinha. Desde fevereiro os americanos bombardeavam Tóquio e Yokohama com a perda de apenas 3% dos aviões. Os generais japoneses atacavam com kamikases, matando 100% de seus jovens pilotos.

Desde março de 1945 o primeiro-ministro japonês sabia que a guerra estava perdida, e em maio começaram as primeiras negociações secretas e irrealistas. Em junho, os generais estavam prontos para continuar a luta com lanças de bambu, enquanto os americanos discutiam sobre qual cidade deveria ser jogada a bomba atômica.

Do livro de Brooks, emergem dois personagens, o general Anami, ministro do Exército, e o coronel Ida. Anami, foi para cá e para lá, mas desautorizou o golpe e se matou numa cena de ritual samurai. Ida articulou um suicídio coletivo, decepcionou-se ao saber que só 2 em cada 10 oficiais que consultou topavam morrer (topavam matar mais soldados, mas essa é uma velha história). Cuspindo fogo, Ida fez o possível e, ao fim da história, mudou seu nome para Iwata, vestiu um terno e foi trabalhar numa agência de publicidade, onde Brooks o entrevistou. (Outro ferrabrás, o general Umezu, perfilou-se no convés do Missouri durante a cerimônia da rendição.)

Lendo-se “A História Secreta” de Brooks, fica a eterna pergunta: As bombas eram necessárias? Ele não trata disso.

Quem responde é o historiador Max Hastings, no seu livro “Retribution”: “Se a guerra tivesse continuado, mesmo que por poucas semanas, mais gente teria morrido, sobretudo japoneses, do que os mortos de Hiroshima e Nagasaki”.

Leia mais textos da coluna de Elio Gaspari deste domingo (29):

Não existe terrorismo light 

Sergio Moro acreditou num truque e se deu mal

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.