Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Secretário da Agricultura desautorizou funcionária que contestou ministério

Depois dos 'parasitas', surgiu nova categoria de funcionários, os servidores simples

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois dos “parasitas”, surgiu uma nova categoria de funcionários públicos: os “servidores simples”. Ela foi criada pelo doutor Nabhan Garcia, secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

Ele falava numa audiência pública (repetindo, pública) em Marabá (PA), quando uma geógrafa do Incra questionou-o sobre a lentidão dos processos de regularização de terras.

“A senhora parece não conhecer de hierarquia. Como uma servidora simples, não dá para vir aqui questionar a instituição.” Dá, doutor. A audiência era pública e, antes de ser funcionária, a geógrafa é uma cidadã.

Nabhan Garcia ganha dez hectares de terras queimadas se conseguir explicar o que vem a ser uma “servidora simples”.

O grampo da CIA

Para que a história do grampo da CIA nas comunicações cifradas do governo brasileiro não fique esquecida:

Sem dúvida as máquinas de código usadas pelo Itamaraty eram da empresa suíça Crypto, da qual eram sócios a Central Intelligence Agency e o serviço de informações de Alemanha.

Professores brasileiros contratados pelo Itamaraty e pelo Serviço Nacional de Informações decifraram o funcionamento das máquinas e passaram a ler mensagens secretas de outros governos. Nas palavras de um deles: “Durante a Guerra das Malvinas em 1982, o presidente João Figueiredo lia as mensagens argentinas antes que elas chegassem ao seu colega, o general Leopoldo Galtieri”.

Em 1994, o embaixador Roberto Abdenur chefiou uma equipe que negociou com diplomatas americanos. Posteriormente, um deles escreveu um livro e narrou ações da delegação brasileira, citando relatos e comentários enviados por Abdenur em seus telegramas cifrados. O negociador americano era Richard Feinberg, que nos anos 1970 batalhava na causa dos direitos humanos durante o governo do presidente Jimmy Carter.

Detalhe para quem gosta de histórias do gênero: pela lembrança de quem trabalhou para trocar as máquinas da Crypto, elas devem ter sido recolhidas em 1983. O grampo seria outro.


LEIA OUTROS TRECHOS DA COLUNA DESTE DOMINGO (23)

A turma em Brasília a fim de arrumar briga pode estar perdendo tempo 

Em 1961, Costa e Silva reprimiu motim de bombeiros e policiais em SP  ​

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.