Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Brincando com a crise sanitária, Bolsonaro causou estragos

Presidente da República fez confusões, gracinhas e provocações com delírios autoritários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Passará o tempo e ficará a lembrança de que durante a epidemia da Covid-19 o presidente da República fez confusões, gracinhas e provocações com delírios autoritários.

Brincando com a crise sanitária Bolsonaro causou estragos, mas os governadores e as lideranças parlamentares contiveram a ruína. Resta a crise econômica, paralela e duradoura. Nela, não haverá lugar para gracinhas, fantasias ou teatrinhos como o que se organizou com amigos da Federação das Indústrias de São Paulo.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, usando máscara de proteção no rosto durante coletiva de imprensa para falar sobre a crise do coronavirus
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, usando máscara de proteção no rosto durante coletiva de imprensa para falar sobre a crise do coronavirus - Pedro Ladeira /Folhapress

Em tempos saudáveis, durante a negociação da reforma da Previdência, sua ekipekonômica tentou tungar o Benefício de Prestação Continuada dos miseráveis. Depois decidiram taxar os desempregados. Com a epidemia, inventaram uma medida provisória de garantia ao desemprego sem contrapartida. Exposta a demofobia da iniciativa, veio a história de que acontecera um erro de redação. Contem outra, doutores.

A matriz demófoba dos Acadêmicos da Economia foi ao vinagre e os doutores descobriram que o andar de baixo existe. Lidando com essa vertente da crise, volta-se ao ponto de partida: a máquina federal precisa funcionar.

A mente tumultuada do capitão produz frases desconexas. Um exemplo: "O povo tem que parar de deixar tudo nas costas do poder público". Ele nunca recebeu um só centavo que não viesse das arcas do Tesouro, que é sustentado por esse mesmo povo.

Para Bolsonaro, tudo é "uma questão de poder". Nas suas palavras, "se acabar a economia, acaba qualquer governo, acaba o meu governo".

Engano, nenhum governo corre o risco de acabar, mas o dele depende de Jair Bolsonaro.

A lição de Bernanke


Durante a crise financeira de 2008 o professor Ben Bernanke (Stanford) estava à frente do Federal Reserve Bank americano. Ele era um verdadeiro economista liberal e fizera carreira estudando a Depressão dos anos 1930.

A situação estava tão braba que o secretário do Tesouro, Henry Paulson, em jejum, trancou-se no banheiro para vomitar.

Ambos decidiram despejar dinheiro no mercado, resgatando empresas que corriam o risco de quebrar, espalhando o pânico. Era o contrário do que havia aprendido, ensinado e praticado. Diante do que parecia uma contradição ele ensinou ao mundo e a seus pares: "Não há ateu em trincheira, nem ideólogo em crise financeira".

Leia também:

O que você fez durante a epidemia?

Banqueiro nos EUA mostra que, quando rotina não aponta saída, há loucos que viram gênios

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.