Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Bolsonaro precisa se benzer

Quando o presidente falou em dar uma voadora nos corruptos, o vice-líder de seu governo foi apanhado com R$ 15 mil "na parte traseira" de seu short

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Num mesmo dia Jair Bolsonaro repetiu que no seu governo não há corrupção e que a pandemia foi “superdimensionada”.

Quando o capitão falou em “dar uma voadora” nos corruptos, o vice-líder de seu governo, senador Chico Rodrigues, era apanhado com “um grande volume, em formato retangular, na parte traseira” de seu short. Eram R$ 15 mil.

Reconheça-se que cada um pode guardar seu dinheiro onde bem entende.

Resta saber de onde saiu o ervanário.

Logo depois da referência ao “superdimensionamento” o governo francês decretou o toque de recolher em Paris e mais oito cidades. Portugal e a Espanha expandiram as medidas de controle social, e os Estados Unidos temem um agravamento da emergência sanitária. No mundo já morreram mais de um milhão de pessoas, e no Brasil passou-se da marca dos 150 mil. Nas semanas seguintes à explosão, a bomba atômica matou cerca de 140 mil em Hiroshima.

Se não quiser falar menos, Bolsonaro pode procurar uma benzedeira.

Chico Stone

Assim como a cruzada de pernas de Sharon Stone no filme “Instinto Selvagem” entrou para a história do erotismo cinematográfico, o vídeo do traseiro endinheirado do senador Chico Rodrigues entrará para a história da nova moralidade política, aquela que surgiu no rastro da campanha de Jair Bolsonaro, tendo como passistas Fabrício Queiroz e governador Wilson Witzel.

Cuecas

Seguindo uma regra jurídica antiga, celebrizada pela fala do traficante carioca Elias Maluco ao ser capturado, em 2002 (“prende mas não esculacha”), o ministro Luís Roberto Barroso mandou guardar num cofre o vídeo da apreensão da lingerie financeira do senador Chico Rodrigues.

Tudo bem, mas em 1949 o deputado Barreto Pinto foi cassado por quebra de decoro porque a revista O Cruzeiro publicou fotografias nas quais posava de cuecas.

Barreto Pinto não tinha dinheiro na cueca e morreu garantindo que foi enganado pelo repórter David Nasser e pelo fotógrafo Jean Manzon, que haviam se comprometido a não publicar as fotografias de corpo inteiro.

Polarização

Há dois anos a política brasileira parecia dividida entre o petismo e aquilo que a ele se opunha, Jair Bolsonaro.

Passou o tempo e tanto o capitão como Lula estão diante de um dilema: os candidatos do PT estão encalhados no Rio e em São Paulo, onde começou a fritura de Jilmar Tatto, e Bolsonaro terá que pensar duas vezes antes de entrar firme nas campanhas dessas duas cidades.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.