Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Doria parece ter descoberto a BolsonaVac contra bate-bocas

Enquanto a Anvisa estava na encrenca dos testes da vacina e Bolsonaro falava de um país de maricas, governador manteve silêncio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antes mesmo da certificação da Coronavac, o governador João Doria parece ter descoberto a BolsonaVac. Durante quatro dias, enquanto a Anvisa estava metida na encrenca dos testes da vacina e Bolsonaro falava de um país de “maricas”, ele se manteve no mais absoluto silêncio, como se praticasse um distanciamento político. Doria pode ter descoberto uma vacina contra bate-bocas com gotículas viróticas e contagiosas.

O governador de São Paulo João Doria e o diretor do instituto Butantã Dimas Tadeu Covas - Reuters/Amanda Perobelli

Chapman precisa se cuidar

O embaixador americano Todd Chapman precisa puxar o freio de mão. Ele incluiu uma homenagem aos seus fuzileiros navais no portal da repartição sem qualquer segunda intenção. Mesmo assim, com menos de dois anos no posto, apareceu bastante, coloriu-se demais e deixou que Washington organizasse uma ridícula viagem do secretário de Estado Mike Pompeo a Roraima.

Na quinta-feira, reuniu-se com o embaixador argentino para tratar de uma política que levava em conta a vitória de Joe Biden. Como palitar dentes à mesa, poder, pode. Em julho, quando a Covid já havia matado mais de 63 mil pessoas no Brasil, Chapman deu um almoço para Bolsonaro e seus hierarcas. Nenhum maricas, todos sem máscara, inclusive ele.

William Tudor, o segundo representante do governo americano no Brasil, chegou ao Rio em 1827 e, em 1830, morreu de febre amarela. Seu túmulo só foi achado em 1944. Chapman tem à mão a boa memória de outro antecessor. Jefferson Caffery ficou no posto de 1937 a 1944, atravessando a turbulência do Estado Novo durante a Segunda Guerra Mundial. Foi um craque na profissão pelo que fazia em pé, Chapman pode seguir seu exemplo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.