Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari
Descrição de chapéu STF

Fiocruz deu uma lição de Justiça aos ministros do Supremo

O STF queria 7.000 doses e a centenária instituição respondeu aos doutores que não lhe cabe atender a qualquer demanda específica por vacinas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Fiocruz deu uma lição de Justiça aos ministros do Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça (o da Cidadania). Ambos pediram reservas de vacinas para seus doutores, funcionários e colaboradores. O STF queria 7.000 doses só para ele e para a turma do Conselho Nacional de Justiça.

O pedido foi feito sem que os ministros dos dois tribunais fossem consultados. Promotores do Ministério Público de São Paulo haviam tentado o mesmo golpe há algumas semanas.

A centenária instituição de defesa da saúde pública nacional respondeu aos doutores informando que não lhe cabe “atender a qualquer demanda específica por vacinas”.

Foram educados. O historiador Capistrano de Abreu, num lance indelicado e agressivo, defendeu uma revisão constitucional, pela qual a Carta teria apenas dois artigos:
“Artigo 1º - Todo brasileiro deve ter vergonha na cara. Artigo 2º - Revogam-se as disposições em contrário”.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), se desculpou por ter viajado para Miami, nos Estados Unidos, após ter colocado o estado na fase vermelha do Plano SP, a mais restritiva, que só permite o funcionamento de atividades essenciais
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), se desculpou por ter viajado para Miami, nos Estados Unidos, após ter colocado o estado na fase vermelha do Plano SP, a mais restritiva, que só permite o funcionamento de atividades essenciais - Reprodução @jdoriajr no Twitter

Precisa-se de padrinho

Quatro instituições de medicina privada, entre as quais duas guildas e duas operadoras, estão pedindo ao governador de São Paulo, João Doria, que lhes dê um mimo tributário, restabelecendo a isenção de ICMS que as beneficiava.

Durante a pandemia, São Paulo perdeu cerca de 10% da arrecadação desse imposto, noves fora 45 mil mortos. Já as operadoras de planos de saúde tentaram enfiar um aumento selvagem na clientela e recusaram-se a pagar pelos testes do coronavírus.

Entre janeiro e setembro deste ano, a matriz americana de uma operadora lucrou US$ 13,2 bilhões, 30% acima do que conseguiu no mesmo período do ano anterior.

Os doutores fazem um apelo a Doria em nome da “vida”. A vida deles, em busca de um padrinho.

Leia mais:

Wilson Witzel e Marcelo Crivella foram novos na empulhação

Os aloprados de Trump mostraram que a Casa Branca tornou-se uma casa de doidos

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado em versão anterior, o lucro de US$ 13,2 bilhões foi da matriz americana de uma operadora de plano de saúde, não da filial brasileira. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.