Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Bolsonaro desafiou o 'mercado'

Presidente e o vice ensaiam um novo número

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ganha uma fritada de morcego quem souber o que é o "mercado". Bolsonaro corre atrás do novo auxílio emergencial que ampara sua popularidade e pipocam ansiedades desse ectoplasma. Outro dia ele ironizou: "Qualquer negocinho, qualquer boato na imprensa, tá aí esse mercado nosso, irritadinho, né? (...) Pessoal, vocês sabem o que é passar fome?". No dia seguinte foi a vez do vice-presidente, Hamilton Mourão: "Minha gente, a gente não pode ser escravo do mercado. (...) Nós temos aí uns 40 milhões de brasileiros que estão em uma situação difícil".

Toda vez que o capitão usa diminutivos ("gripezinha" no "finzinho") algo de ruim pode acontecer e ao mencionar a neurastenia do ectoplasma, ele pode estar indicando uma nova forma de demagogia. Para quem tem um pé no irracionalismo da cloroquina e na eleição americana fraudada, é um prato cheio a ideia de um descontrole fiscal em nome dos problemas sociais.

Lula cavalgou racionalmente sua plataforma social e teve em Bolsonaro um crítico. Isso para não se falar no general Mourão, reclamando da existência do 13º salário. Opondo-se ao nervosismo da turma do papelório, Bolsonaro escolhe um adversário fácil para fazer não se sabe o quê.

Paul Volcker, o grande presidente do banco central americano, em suas memórias grafou "mercado" entre aspas. Conhecendo a espécie, ele sabia que nem nos Estados Unidos o ectoplasma deveria ser levado a sério. No Brasil, a figura é risível. Em geral vocaliza as opiniões de consultores ou figuras do segundo escalão da banca ou da indústria. Na hora do vamos ver, as guildas do andar de cima gostam mesmo é de ir ao Planalto para bajular o poder. (Quando não se metem em lances de privataria das vacinas.)

Em tese, o "mercado" quer o equilíbrio das contas públicas. Na prática, seus personagens carimbados querem crédito oficial subsidiado e desconto nos impostos. Em tese, Bolsonaro e Paulo Guedes tinham um projeto liberal. Era uma mistura de mamão com jararaca, mas vá lá que lhe dessem esse nome. Com a pandemia e as dificuldades econômicas, o governo está sem rumo. A "gripezinha" mostrou-se um "meteoro" (figura usada por Guedes) e a única coisa que deu certo em dois anos foi a pronta distribuição do auxílio emergencial.

As falas de Bolsonaro e Mourão indicam uma nova forma de demagogia. O vice-presidente disse que o governo não pode ser escravo do mercado. A frase não quer dizer nada, mas o pelotão palaciano, o general da Saúde e o almirante da Anvisa resolveram peitar os fabricantes de vacinas. Bolsonaro reescreveu a lei da oferta e da procura quando achou que seu governo tinha braço forte para negociar com os fabricantes. Deu no que deu, faltam imunizantes e sobra cloroquina.

Quando Bolsonaro pergunta se "vocês sabem o que é passar fome?", esquece que seu governo tentou tungar o Benefício de Prestação Continuada, um alívio financeiro para os miseráveis que passavam fome antes mesmo da pandemia.

Muitas coisas do governo de Bolsonaro nunca antes tinham sido vistas. Por exemplo: encrencar com os três maiores parceiros comerciais do Brasil (Estados Unidos, China e Argentina) sem motivo. Criar um Robin Hood sem propósito seria um novo capítulo de um mau espetáculo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.