Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Professor Thomas Sowell conta que foi educado pelos fatos

Sai nos EUA biografia do acadêmico que se tornou uma espécie de Cão da Terceira Hora do conservadorismo político e econômico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acaba de sair nos Estados Unidos uma biografia do professor Thomas Sowell. Coincide com seu 90º aniversário e é pedestre, mas conta uma grande vida.

Sowell nasceu numa casa que não tinha água encanada nem eletricidade e foi criado por uma tia-avó no Harlem de Nova York. Ralou na pobreza e alistou-se no Corpo de Fuzileiros. Na juventude não podia sentar-se em mesas de brancos nos restaurantes e foi marxista. Diplomou-se por Harvard aos 28 anos e dez anos depois doutorou-se pela Universidade de Chicago, debaixo das asas dos economistas Milton Friedman e George Stigler. Ambos recomendaram-no para uma bolsa de estudos argumentando que ele era socialista, "porém muito esperto para continuar assim por muito tempo".

Na mosca. Sowell tornou-se uma espécie de Cão da Terceira Hora do conservadorismo político e econômico. Contesta a eficácia das políticas afirmativas, das cotas aos estímulos à diversidade. A seu juízo, a eleição de Joe Biden pode vir a representar o início da decadência do Império Americano.

A migração de Sowell teve duas vertentes. Numa esteve o respeito aos números: "Quando você percebe a importância dos fatos, o jogo é outro". Noutra, ficou longe do poder. Não é à toa que a biografia chama-se "Maverick", algo como "dissidente", numa tradução neutra, ou "porra-louca", em versão maligna. Afinal, um negro saído da pobreza não deveria ser conservador, muito menos intransigente.

Milton Friedman teve a coragem de dizer que "a palavra 'gênio' tem sido tão esbanjada que perdeu o sentido, mas eu acho que Tom Sowell está perto de ser um deles".

Com 36 livros publicados e centenas de artigos, Sowell celebrizou-se pela clareza de seus raciocínios. Um exemplo, tirado da sua análise do colapso das economias do finado mundo socialista: "O sistema tinha um problema inerente de conhecimento. Em poucas palavras: quem tinha poder não tinha conhecimento e quem tinha conhecimento não tinha poder".

Esse diagnóstico vale para o meio onde Paulo Guedes se meteu.

Leia mais textos da coluna de Elio Gaspari deste domingo (6)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.