Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari
Descrição de chapéu Brics

Concessionários do aeroporto Galeão podem devolvê-lo à Viúva

Operadores brigam para limitar os voos do Santos Dumont

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Rio de Janeiro tem dois aeroportos. Um é de sonho, diante do Pão de Açúcar, na ponta do Aterro. O outro, no Galeão, poderia ter sido um brinco, mas foi capturado por concessionários que fizeram fama na Lava Jato e está mal das pernas.

Os concessionários do Galeão brigam para limitar os voos do aeroporto do centro, cabalando até mesmo o seu fechamento, para virar um paliteiro imobiliário.

As companhias aéreas começaram a desviar voos internacionais para São Paulo no governo de Leonel Brizola porque ele tinha boas relações com os aerocratas da falecida Varig.

Os concessionários do Galeão podem defender seus interesses oferecendo mais facilidades aos passageiros. Se compraram a outorga de um mico, podem devolvê-lo à Viúva, que, bem ou mal, cuidava dele sem namorar uma forma tropical de destruição criadora do capitalismo: a destruição física do concorrente.

Assim como os japoneses da SuperVia, os singapurenses da Changi compraram o controle do aeroporto da Odebrecht.

2001 e 2021

Em 2001 o Brasil passou por uma crise de energia provocada pela falta de chuvas. Passaram-se 20 anos, os problemas estruturais da matriz energética foram descuidados e o problema voltou, piorado.

Em 2001 o governo de Fernando Henrique Cardoso estabeleceu uma “tarifa de ultrapassagem”. Quem consumisse acima de um teto razoável pagaria a mais pela energia. Segundo FHC, 93% das famílias ficariam livres de tungas.

Passaram-se 20 anos e andou-se para trás. A crise deste ano está sendo enfrentada com um aumento amplo geral e irrestrito de tarifas.

SABEDORIA CHINESA

Com bons motivos, o presidente Xi Jinping transformou o centenário do Partido Comunista Chinês num grande acontecimento.

A festa dá ao seu regime uma boa oportunidade para se autofestejar passando de raspão pela figura de Mao Tsé-Tung.

Em junho de 1921 os comunistas chineses eram 53 e não há registro de que Mao estivesse entre eles. No ano seguinte ele está lá.

Leia mais textos da coluna de Elio Gaspari deste domingo (3):

Passados dois anos, a 'nova política' de Bolsonaro é nova, e pior

No andar de cima, duas operações tentaram trazer vacinas ao país

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto usou o gentílico cingalês, de Sri Lanka, para se referir à empresa singapurense Changi. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.