Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Num mundo ideal, STF fala por meio de suas decisões, não por redes sociais

Avacalhando o rito, tribunal acabará batendo boca em balcão de lanchonete

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pelas contas da ONG Artigo 19, em 2020 Jair Bolsonaro soltou 1.682 declarações falsas ou enganosas, quatro por dia. (Em quatro anos, o presidente americano Donald Trump, seu guia, soltou 30.573.)

Na semana passada, a página do Supremo Tribunal Federal rebateu um bordão de Bolsonaro, segundo o qual a corte limitou os seus poderes para combater a Covid e argumentou: "Uma mentira repetida mil vezes vira verdade? Não."

Bolsonaro havia dito que "se eu estivesse coordenando a pandemia, não teria morrido tanta gente". Só Deus sabe quantos teriam sido os mortos se o Supremo Tribunal tivesse permitido que invadisse a competência dos estados. A Coronavac não teria sido comprada, o distanciamento social teria sido suspenso e todo mundo estaria mascando cloroquina.

Santa iniciativa, mas o tribunal não fala por intermédio de redes sociais. Num mundo ideal, ele fala por meio de suas decisões. Pode-se entender que, em casos excepcionais, fale pela voz de seu presidente. Avacalhando o rito, acabará batendo boca em balcão de lanchonete.

Uma mentira repetida mil vezes não vira verdade, mas o seu propagador nunca deixa de ser mentiroso. Joseph Goebbels, autor da frase e ministro da propaganda de Hitler, foi um homem de muitas ideias. Em abril de 1945, quando Berlim estava em escombros e faminta, ele propôs que fossem trazidas vacas da zona rural para dar leite às crianças.

Não explicou como as vacas se alimentariam.

Paes, o festeiro

A revista The Economist chamou o capitão de Bolsonero, mas ele ainda não fez o que o prefeito do Rio anunciou. Eduardo Paes revelou uma programação de festas para a primeira semana de setembro. Empunhou um slogan, "Rio de Novo" e prometeu festas, comidas e jogos de botequim.

Isso num dia em que os dados oficiais do Rio registraram 154 mortes, com 89% dos leitos de UTIs ocupados.

A pandemia matou mais de 30 mil pessoas na cidade, inclusive o pai do prefeito.

Com seu chapéu panamá, Paes adora festas. Hospedou Olimpíadas que legaram elefantes brancos e inaugurou a ciclovia Tim Maia, "a mais bonita do mundo", que desabou três vezes e matou duas pessoas.

A programação anunciada por Paes não incluiu um só ato em ação de graças, no qual poderiam ser lembrados os mortos.

Em tempo: Nero não cantou enquanto Roma pegava fogo. Ele não estava na cidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.