Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari
Descrição de chapéu Caixa Econômica Federal

Mulheres que denunciaram Pedro Guimarães escreveram página memorável

Ex-presidente da Caixa pediu demissão após acusações de assédio sexual contra funcionárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As mulheres que denunciaram Pedro Guimarães ao Ministério Público escreveram uma memorável página no combate ao assédio sexual.

Sobretudo no serviço público, o Brasil não será mais o mesmo.

Protesto contra as denúncias de assédio contra o então presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimães diante da sede do banco, em Brasília - Gabriela Biló - 29.Jun.2022/Folhapress

Outro homem poderoso

O humor testicocéfalo de Roberto Campos (1917-2001), farol do liberalismo nacional e cérebro das reformas do governo Castello Branco, produziu em junho de 1988 um artigo intitulado "Elas gostam de apanhar...".

Campos era senador por Mato Grosso, estava na Constituinte e publicou o texto na Folha de S.Paulo, criticando os excessos paternalistas dos colegas. Usou a seguinte epígrafe, referindo-se a uma conversa sua com Nelson Rodrigues: Nelson, você acredita que as mulheres gostam de apanhar? (...)

Não, Roberto, nem todas gostam de apanhar. Só as normais.

Campos voltou ao assunto no artigo, criticando uma proposta para que a Constituição dissesse que "o Estado assegura a assistência à família na pessoa dos membros que a integram criando mecanismos para coibir a violência no âmbito destas relações".

Ele ironizava a emenda:

"Pelo que entendi, criar-se-á um mecanismo pelo qual um burocrata apartará as brigas domésticas, impedindo que os pais sejam cruéis nas palmadas ou que os maridos batam nas mulheres".

Mais adiante, dizia:

"É bondade exagerada dos burocratas intervirem nos conflitos do lar. Torna-se até uma violação dos direitos humanos, a julgar pela tese, nunca desmentida cientificamente, do meu saudoso amigo, o dramaturgo Nelson Rodrigues. Tinha ele por verdade axiomática que as mulheres gostam de apanhar. Pelo menos as ‘normais’... A Constituição não deve privá-las desse direito".

(Sete anos antes, Campos havia sido esfaqueado por uma ex-namorada que protegia colocando-a na Embaixada do Brasil em Paris. Demitida por falar demais, a senhora foi para Londres, com mesada da empreiteira Odebrecht. A facada aconteceu no meio de uma discussão imobiliária. Campos não a denunciou e nunca desmentiu a versão de que teria sido assaltado no centro de São Paulo. Quando a senhora publicou suas memórias, outro empreiteiro comprou toda a edição, mas alguns exemplares escaparam-lhe.)

Arqueologia

Durante o governo Bolsonaro, um motorista da Caixa Econômica foi demitido por ter comentado o que ouviu no carro em que havia transportado Pedro Guimarães, presidente do banco.

Guimarães teria narrado proezas da noite anterior.

A demissão fez com que o motorista recorresse à Justiça.

Sabe-se lá o que aconteceu com o processo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.