Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Bolsonaro nada ganha recusando-se a passar a faixa para Lula

Presidente tem até 1º de janeiro para decidir como pretende sair do governo e retomar sua vida política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro tem até a manhã de 1º de janeiro para decidir como pretende sair do governo e como pretende retomar sua vida política. Poderá passar a faixa presidencial a Lula, indicando que ganhou, perdeu e seguirá seu caminho dentro das quatro linhas da Constituição.

Poderá ir para casa, recusando-se a participar da cerimônia de transferência do poder. Na República, que há dias fez 133 anos, só dois presidentes fizeram essa pirraça: João Figueiredo, em 1985, e Floriano Peixoto, em 1894.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) em discurso dois dias após o resultado das eleições, que alçou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como próximo chefe do Executivo nacional - Evaristo Sá - 16.nov.22/AFP

Figueiredo passaria a faixa a Tancredo Neves com alguma satisfação. Como Tancredo estava no hospital, e naqueles dias detestava o vice-presidente José Sarney, foi-se embora, saindo por uma porta lateral do palácio.

O general que completou a abertura, deu a anistia e conduziu a redemocratização estragou sua biografia com a pirraça infantil. A fotografia dele passando a faixa a Sarney simbolizaria seu governo.

Se Bolsonaro passar a faixa a Lula, ninguém achará que passou a gostar dele. O gesto mostrará apenas que, como disse ao reconhecer o resultado da eleição, ficou dentro das quatro linhas da Constituição. É um ganha-ganha contra um perde-perde.

Se Bolsonaro pretende continuar na vida pública liderando uma direita que tirou do armário, nada ganha, tendo-se recusado a passar o cargo ao seu sucessor. Noves fora que, para quem for para a Esplanada dos Ministérios no dia 1º, ele será uma presença dispensável.

Pode-se conceber uma acrobacia burocrática, por meio da qual Bolsonaro vai embora, e pronto. Afinal, às tantas horas do dia 1º de janeiro seu mandato expira e começa o de Lula. Nesse caso, é possível que ele seja empossado pela ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal.

Aviso amigo

Empresários e magnatas que estão bancando manifestações golpistas no Brasil e no exterior devem tomar cuidado com o que fazem.

O ministro Alexandre de Moraes, que investiga essas malfeitorias, já bloqueou 43 contas de suspeitos. Ele tem a disposição de um jovem delegado e a paciência de um veterano policial.

Vivandagem

As vivandeiras do golpismo cometeram um erro imperdoável para seus próprios objetivos:

Puseram fichas na divisão do Alto Comando do Exército.

Mesmo quando alguns generais divergem de outros, a ideia da divisão os une em quaisquer circunstâncias.

Notícia censurada

A Arquidiocese de Olinda e Recife informou que o processo de beatificação do antigo ocupante daquela sé atravessou mais uma etapa em Roma. A documentação enviada ao Vaticano foi aceita pelo Dicastério para a Causa dos Santos. O processo deverá cumprir mais uma etapa. Depois dela, o antigo arcebispo poderá ser considerado um beato pela igreja católica, como José de Anchieta.

Como há vivandeiras com saudades da ditadura, esta nota foi redigida respeitando o cinquentenário de uma ordem emitida em novembro de 1972:

"Nenhuma referência, contra ou a favor de D. Hélder Câmara".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.