Érica Fraga

Repórter especial, ganhou o prêmio Esso em 2013. É mestre em política econômica internacional pela Universidade de Warwick (Inglaterra).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Érica Fraga

Por que médicos ganham muito mais do que outros profissionais?

Estudo mostra peso de fatores como origem familiar sobre salários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As conclusões de um estudo novo sobre o retorno salarial de diplomas universitários em diferentes carreiras na Inglaterra reforçam a importância de investigar esse tema.

A pesquisa feita pelo reputado Institute for Fiscal Studies (IFS) mostra que há enorme variação nas remunerações de profissionais cinco anos após sua graduação.

Médicos têm ganhos 70% maiores do que o salário médio de todas as carreiras universitárias. Economistas vêm em segundo lugar com retornos 45% acima da média. Matemáticos aparecem em terceiro lugar na lista, com uma vantagem salarial pouco superior a 30%.

Diplomas em áreas como artes criativas, comunicações, sociologia e serviços sociais estão associados a remunerações menores do que a média.

Universitário durante formatura em Harvard, nos EUA - Reuters

Nada disso surpreende. Estudos anteriores, para a própria Inglaterra e outros países, já indicavam diferenças semelhantes. Até no Brasil, onde o assunto ainda é pouco investigado, as escassas evidências documentadas apontam em direções parecidas.

Mas a pesquisa do IFS não termina aí. Com base em novos dados disponibilizados pelo governo, o instituto investigou outras causas das diferenças de remuneração.

Descobriu que características como nível socioeconômico da família, notas prévias na educação básica, etnia e instituição onde a graduação foi concluída também têm peso significativo nos distintos retornos obtidos.

No caso de medicina, descontados todos esses efeitos, a vantagem salarial em relação à média continua alta, mas cai para 30%.

O estudo tem limitações, como o fato de não capturar isoladamente o impacto de certos traços da personalidade sobre a renda.

Ainda assim, traz pistas e resultados interessantes.

Fica claro que, embora a escolha do curso em si tenha peso grande na determinação dos salários futuros, parte do retorno elevado de certas carreiras se deve à atração de alunos com características que, por algum (ou mais de um) motivo, são valorizadas no mercado de trabalho.

A pesquisa revela ainda que, na Inglaterra, o peso da instituição de ensino é enorme. Há cursos de negócios que —descontados os outros efeitos— trazem ganhos salariais 50% acima da média de todas as carreiras, outros dessa mesma área resultam em remuneração inferior à média.

Investigações desse tipo são relevantes porque podem ajudar a pautar decisões individuais e escolhas de políticas públicas.

Isso não significa que o retorno salarial seja a única variável que entra na equação de quem decide cursar uma faculdade.

A professora de economia da FGV-EESP Fernanda Estevan, que tem pesquisado temas relacionados à educação superior no Brasil —como o impacto de ações afirmativas— ressalta que o investimento em anos extras de educação traz outros benefícios difíceis de mensurar.

O prazer de exercer certa atividade —com suas possíveis consequências sobre o bem estar— é um deles.

Mas a remuneração potencial também importa e pode —ou não–  alterar escolhas.

No fim das contas, sempre caberá a cada um decidir com base em suas preferências e possibilidades. Mas escolhas bem informadas provavelmente reduzem o risco de arrependimentos e frustrações futuras. E esse é um ganho que está longe de ser trivial, tanto para os indivíduos quanto para a sociedade.

Outro benefício desse tipo de investigação é apontar caminhos de políticas públicas que fomentem maior igualdade de oportunidades.

A educação é arma crucial contra a desigualdade. Mas, como indica a pesquisa do IFS, sua eficácia nessa direção pode ser reduzida por “punições” ou “prêmios” advindos de fatores como cor da pele ou origem familiar.

“É importante que o nível socioeconômico não seja uma barreira à mobilidade social, reduzindo o acesso a certos cursos ou limitando os ganhos potenciais do investimento em educação”, diz Estevan.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.