Esper Kallás

Médico infectologista, é professor titular do departamento de moléstias infecciosas e parasitárias da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador na mesma universidade.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Esper Kallás
Descrição de chapéu Coronavírus Vida Pós-Vírus

As viroses respiratórias represadas durante a pandemia de Covid-19

Cuidado com coronavírus pode acarretar acúmulo de pessoas suscetíveis a outras doenças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Convivemos com uma série de germes transmitidos pela tosse, pelo espirro ou pelo contato direto —como, por exemplo, quando se cumprimenta alguém que não lavou as mãos após ter coçado o nariz.

Considerando apenas os vírus, há um grande número de germes. Embora a maioria não provoque nada além de um simples resfriado, alguns podem gerar doenças graves. A infecção pelo vírus influenza (causador da gripe) ou pelo vírus sincicial respiratório pode ser fatal em uma minoria das pessoas.

Desde a identificação da doença causada pelo novo coronavírus, intervenções não farmacológicas impostas pela pandemia de Covid-19 foram amplamente adotadas. Várias estratégias, muitas bastante polêmicas, como redução da mobilidade, fechamento de escolas, restrição de viagens e uso de máscaras em ambientes públicos, foram absorvidas por grande parte da população mundial.

homem de moletom e boné usa máscara facial, mas deixa o nariz de fora
Pedestre usa máscara de maneira incorreta em São Paulo - Zanone Fraissat - 16.ago.2021/Folhapress

Mas qual foi o real impacto destas medidas na transmissão de outros germes? Muito significativo, segundo dados gerados nos EUA. Estudos de acompanhamento de casos de doença por influenza e vírus sincicial respiratório mostraram melhora significativa das taxas de infecção a partir de março de 2020. Além disso, o número de casos acumulados em 2021 é baixíssimo, justamente nas estações em que costumam aumentar. Achados semelhantes já estão disponíveis em outros países.

Não há surpresa aqui, afinal o caminho que o novo coronavírus usa para ser transmitido é semelhante ao de outras doenças de transmissão respiratória. E qual o resultado desta “calmaria” sobre elas?

Levando em conta que não temos vacinas para o vírus sincicial respiratório e a vacina para influenza tem eficiência e durabilidade limitadas —razão pela qual é indicada somente para grupos específicos— esse período, onde a maioria não teve contato com ambas as viroses, poderá acarretar, consequentemente, um acúmulo de pessoas suscetíveis.

O uso de testes para outras viroses, especialmente influenza, também foi relaxado pela avalanche de casos de Covid-19. Uma postura comum do tipo “se não é Covid-19, tá bom”, tomou o senso comum.

Com a liberação da imposição e o cansaço de todos com essas medidas não farmacológicas, podemos estar montando o mise en place perfeito para o aumento de casos destas outras doenças, que pode ser explosivo. São gigantes adormecidos.

A pandemia de Covid-19 acendeu vários alertas sobre nossa postura em relação à saúde. Não basta que a pandemia seja controlada para “voltarmos ao que era o mundo até o fim de 2019”. É preciso que esta crise sirva para desencadear uma profunda mudança na abordagem da saúde coletiva.

O Brasil peca por não ter sistemas de vigilância epidemiológica mais eficientes. Precisamos aprimorá-los para as doenças que conhecemos, em especial aquelas transmitidas pela respiração.

Postos de saúde, prontos-socorros, de adultos e crianças e até mesmo farmácias, precisam contar com testes rápidos e eficazes para o diagnóstico de doenças e a informação de sua ocorrência deve ser rapidamente processada. É a melhoria dessas ferramentas que permitirá a identificação dos problemas e a geração de respostas rápidas pelos gestores, possibilitando a preparação de estoques estratégicos de suprimentos e medicamentos para os cuidados com os enfermos e seus contatos.

Esse é um preço baixo a pagar para que se esteja preparado para doenças que são conhecidas. E também para doenças ainda não conhecidas, que virão. Cortar investimentos na área da saúde e não otimizar o uso de recursos, especialmente em inteligência, é a fórmula certa para dar tudo errado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.