Fernanda Mena

Jornalista, foi editora da Ilustrada. É mestre em sociologia e direitos humanos pela London School of Economics e doutora em Relações Internacionais.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernanda Mena

Raio-x do estrago em direitos humanos

Conselho de Direitos Humanos da ONU vai debater em novembro a situação no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Faz parte do ethos do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus seguidores o desprezo sistemático pelos direitos humanos, apelidados pelo mandatário e candidato à reeleição de "o esterco da vagabundagem" e um "desserviço ao Brasil".

Passados mais de três anos de seu governo, chegou a hora de explicar os efeitos dessa retórica na prática ao prestar contas para a comunidade internacional sobre o estado dos direitos humanos no país.

É que, em 2022, entre as muitas emoções previstas, está a quarta Revisão Periódica Universal (RPU).
Trata-se de uma espécie de sabatina internacional que acontece a cada quatro anos e meio com todos os 193 Estados que integram a Organização das Nações Unidas (ONU).

Marcada para dia 14 de novembro, no Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, na Suíça, a sessão terá o Brasil como tema pouco após o segundo turno (caso seja necessário) das eleições mais polarizadas desde a redemocratização.

Na ocasião, os países membros da ONU que assim desejarem apresentarão recomendações ao Brasil no campo dos direitos humanos com base em três documentos: um relatório do governo sobre si mesmo, um compêndio de denúncias e apontamentos da sociedade civil organizada, e o compilado de relatórios de agências da ONU sobre o Brasil.

O resultado do escrutínio internacional dos anos 2018 a 2021 promete se revelar um raio-X do estrago promovido pelos anos Bolsonaro num país já repleto de desigualdades, violações e vulnerabilidades.

Ameaças às instituições e ao regime democrático, aumento de mortes evitáveis, da fome e da pobreza, da violência contra a mulher, contra pessoas trans e contra defensores de direitos humanos. Explosão de conflitos rurais, do desmatamento e do garimpo ilegal em terra indígena.

A lista é extensa. E o vácuo deixado pelas instituições nacionais de Justiça fez multiplicar a quantidade de ações internacionais contra o governo brasileiro nos tribunais internacionais e na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Na última RPU, de 2017, o Brasil recebeu 246 recomendações, das quais 242 foram aceitas pelo Estado brasileiro. Entre aceitá-las e cumpri-las só não dá para dizer que o Brasil ficou no meio do caminho porque, na verdade, o governo se moveu neste campo: para trás.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.