Fernanda Torres

Atriz e roteirista, autora de “Fim” e “A Glória e Seu Cortejo de Horrores”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernanda Torres

Logicomix

Há dez anos, Jorge Mautner me presenteou com uma edição da "História da Filosofia", de Bertrand Russell.

O problema da filosofia é que um filósofo rebate o outro, de forma que a ilusão de ter compreendido o conteúdo de um capítulo se esvai no seguinte, condenando leigas (como eu) ao eterno retorno aos pré-socráticos.

Coleciono pilhas de Schopenhauer em 90 minutos, Heidegger para iniciantes, Husserl para imbecis. Devoro orelhas, notas, mas continuo na introdução.

Em meio à batalha eterna, Pedro Bial me apresentou a biografia de Bertrand Russell em quadrinhos, que completou, com uma década de atraso, o regalo de Mautner.

Idealizada por dois matemáticos de origem grega, Apostolos Doxiadis e Christos Papadimitriou, o último professor de ciência da computação na universidade de Berkeley, "Logicomix" (Martins Fontes, R$ 74, 352 págs.) narra a trajetória de Russell, da infância até o período que precede a entrada dos americanos na Segunda Guerra Mundial.

O livro fala de sua busca pelos fundamentos lógicos dos princípios da matemática e da tentativa de dominar a irracionalidade dos números e do próprio homem.

Muitos dos gênios que se dedicaram à lógica sofreram com uma instabilidade mental.

"Logicomix" é uma orelha pop e, ao mesmo tempo, abrangente.

Partindo de uma conferência de Russell na década de 40, em que a plateia se divide entre os que defendem o engajamento militar dos americanos contra a ameaça nazista e os que o rejeitam, o filósofo rememora a própria história.

A conclusão é que o pacifismo nem sempre leva à paz.

Não é o único paradoxo que aparece no livro. A geração de Russell redimensionou a geometria e a álgebra, encarando monstros como o infinito e os números imaginários.

O fantasma da inconsistência persegue aqueles que procuraram reduzir a matemática a um conjunto de axiomas claros.

Em 1902, o jovem Russell aponta uma falha no trabalho de Gottlob Frege –cuja contribuição para os avanços da lógica é comparável à de Aristóteles– que leva o gênio a afirmar que "um cientista dificilmente se depara com algo tão indesejável como o de ver os fundamentos ruírem exatamente quando o seu trabalho está terminado."

O que ficou conhecido como "Paradoxo de Russell" prova que todo conjunto que faz referência a si mesmo está condenado a um círculo vicioso insustentável.

Uma cidade ordena que todos os homens devem ser barbeados, ou por si mesmos, ou pelo barbeiro. Mas quem barbeia o barbeiro?

Soa banal, mas a questão traria consequências profundas para a teoria dos conjuntos e assombraria o próprio autor nos anos vindouros.

Já em 1931, com o teorema da incompletude, Kurt Gödel enterraria de vez a vontade determinista de resumir a matemática a uma sequência de normas palpáveis.

"Uma teoria, recursivamente enumerável e capaz de expressar verdades básicas da aritmética e alguns enunciados da teoria da prova, pode provar sua própria consistência se, e somente se, for inconsistente."

O Círculo de Viena, grupo de filósofos responsáveis pelo neopositivismo, é tema central de "Logicomix".

A reunião de notáveis terminaria de forma trágica, com a ascensão de Hitler e o assassinato de seu fundador, Moritz Schlick, por um aluno simpatizante do nazismo.

Impressiona a maneira como a insensatez de duas guerras mundiais marca a vida de pensadores que a devotaram à razão.

Assim como na teoria dos tipos, da qual Russell se valeria para escapar da sinuca de bico de seu paradoxo, "Logicomix" é um quebra-cabeça de um mundo dentro de outro e dentro de outro, onde os autores são também personagens.

Em conversas peripatéticas pela Atenas de hoje, Doxiadis, Papadimitriou e os desenhistas Alecos Papadatos e Annie Di Donna discutem o caminho da própria obra e o desdobramento dos conceitos da filosofia e da matemática no século 21.

O cérebro eletrônico de Turing é, hoje, realidade corriqueira na vida de qualquer imberbe –o que não impede a decapitação de infiéis, on-line, ao sul de Roma.

Não à toa, "Logicomix" conclui a saga de Russell com o embate entre Palas Atena e as Fúrias, no julgamento de Orestes.

Fecho a última página dos quadrinhos e, humilde, abro a primeira de "A História da Matemática", de Tatiana Roque, para, mais uma vez, começar do zero.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.