Fernanda Torres

Atriz e roteirista, autora de “Fim” e “A Glória e Seu Cortejo de Horrores”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernanda Torres

Bolsonaro tem o jeitão que paira acima de qualquer imposição moral ou legal

No país do jeitinho, galgamos uma nova ordem de grandeza com um presidente avesso às regras, às leis e às instituições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eu e Drauzio Varella alternávamos colunas aos domingos; agora, nos revezamos às quintas-feiras. O leitor de domingo acorda tarde e meio esquecido das desgraças dos dias úteis.

O de quinta, não. Esse, caso empregado, já cumpriu três jornadas de home office, ainda deve duas e atura as crianças na escola à distância desde a segunda-feira.

Ilustração de um homem vestindo agasalho branco com faixas laterais azuis e chinelos amarelos sentado nas costas de outra pessoa, que é toda verde e está com os joelhos e os antebraços apoiados no chão. O homem que está em cima controla a outra pessoa puxando as alças de um máscara que tapa seus olhos.
Publicada nesta quinta-feira, 27 de maio de 2021 - Marta Mello/Folhapress

A CPI da Covid veio agravar o quadro de ansiedade do leitor das quintas. Nesse dia, encerram-se os depoimentos da semana, verdadeiro cortejo temático de horrores, dividido, até aqui, entre a insistência no tratamento preventivo com cloroquina, a negligência na compra de vacina e o “um manda e o outro obedece” do Pazuello.

O ex-ministro da Saúde surpreendeu, respondendo de forma assertiva a todas as perguntas da comissão de inquérito. Mas a pressão de ter sustentado, por dois dias consecutivos, o roteiro fictício do media training acabou lhe causando um piripaque passageiro na noite de quarta e um ataque de sincericídio na gloriosa quinta.

“Sabemos como é o nosso presidente da República”, desabafou Pazuello. “Ele fala de improviso, ele fala de pronto, como vem à cabeça, como ele pensa. Essa é a verdade.

Esse é o presidente da República que foi eleito. Não podemos esconder o sol com a peneira.”

O general jura que a incontinência verbal e o comportamento errático do chefe maior não se traduziram em ações concretas do governo.

Messias jamais pressionou, assinou, exigiu, mandou, pediu ou interferiu na pasta da Saúde. Os dois, ao que parece, pouco se viam, e o presidente preferiu manter distância da maior crise sanitária da história recente.

Com a missão cumprida de colocar o Brasil na dianteira das mortes por Covid no planeta, o militar protegeu o superior com a desculpa de que é tudo da boca para fora porque esse é o jeitão do Jair.

Eu, que acreditava viver no país do jeitinho, compreendi, ali, que havíamos galgado uma nova ordem de grandeza.

O lado sombrio do homem cordial, avesso às regras, às leis e às instituições age, agora, segundo o jeitão brasileiro.

O jeitão é uma imposição do caráter, é a vontade inarredável do ser, é a individualidade pairando acima de qualquer imposição moral ou legal.

O jeitão é uma distorção preocupante do que se convencionou chamar de liberdade de expressão e de ação.

É do jeitão da tropa de choque governista da CPI, por exemplo, tecer loas à cloroquina e elogiar médicos que, lá, do jeitão deles, prescrevem qualquer porcaria sem comprovação científica.

E é do jeitão dessa mesma frente acusar de histeria a bancada feminina. É, também, do jeitão da política brasileira excluir as senadoras das 18 vagas de titulares e suplentes da comissão parlamentar.

E é do jeitão do capitão aglomerar sem máscara e andar de motocicleta sem capacete no Maranhão —estado onde foi confirmada a contaminação de um marinheiro estrangeiro pela cepa indiana do coronavírus. E é do jeitão do Messias repetir o feito no Rio de Janeiro, dessa vez, com capacete e com Pazuello.

E é do jeitão do Salles, o antiministro do Meio Ambiente, botar abaixo a floresta amazônica e aproveitar a pandemia para passar a boiada dos grileiros, dos madeireiros ilegais e dos garimpeiros que pesteiam de mercúrio os rios e invadem as terras indígenas.

E é do jeitão do general Heleno mudar de ideia em relação ao fisiologismo do centrão, porque este, agora, lhe serve.

E é do jeitão da base ideológica do Planalto ofender a China, mesmo que nos custe o PIB e os insumos para produzir vacinas.

E é do jeitão do Mario Frias, o secretário de Cultura da zona oeste, não saber quem foi Lina Bo Bardi, mas querer ir à Bienal de Veneza de Arquitetura que a homenageia. Sairia mais barato dar um pulo em São Paulo, mas ele não conhece Veneza, e o Masp não é muito do jeitão dele.

E é do jeitão do homofóbico encher de porrada as minorias LGBT; é do jeitão do marido machão dar umas bolachas na companheira; é do jeitão do racista calcular o peso de um quilombola em arrobas; é do jeitão da política do “mirar na cabecinha” entrar na favela atirando... é do nosso jeitão.

Não tem jeito.

Só mesmo a cobertura da CPI da Covid na voz do Galvão Bueno do Adnet para dar conta desse churrascão de domingo do tiozão armado do pavê que virou o país.

Adnet, Millôr Fernandes teria orgulho de você.

Continue assim, garoto, do jeitinho que você é.

Só mesmo a cobertura da CPI da Covid na voz do Galvão Bueno do Adnet para dar conta desse churrascão de domingo do tiozão armado do pavê que virou o país.

Adnet, Millôr Fernandes teria orgulho de você.

Continue assim, garoto, do jeitinho que você é.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.