Fernando Haddad

Professor universitário, ex-ministro da Educação (governos Lula e Dilma) e ex-prefeito de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Haddad

Meio ambiente

Para Bolsonaro, tema só não é mais desprezível do que a liberdade de imprensa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bolsonaro editou medida provisória desobrigando empresas de capital aberto de publicar seus balanços em jornais impressos. Com sua espontaneidade característica, sugeriu que o objetivo era comprometer a sustentabilidade do jornal Valor, que, na sua opinião, não vende o que ele próprio entende por verdade, mas faz política partidária. E concluiu seu discurso: "Espero que o jornal Valor sobreviva à MP de ontem".

No dia seguinte, na expectativa de consertar velhos estragos, produzindo novos, corrigiu-se, dizendo que a intenção, na verdade, não era retaliar quem o criticava, mas evitar o desmatamento.

Como tudo, escapa-lhe o compromisso da indústria brasileira de papel e celulose com o reflorestamento, até como expediente de, pela certificação de origem da madeira, enfrentar a concorrência internacional predatória.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Ricardo Salles - Pedro Ladeira - 1.ago.2019/Folhapress

Um deboche pelo outro, fica claro que, na hierarquia de valores de Bolsonaro, só a liberdade de imprensa é mais desprezível do que o meio ambiente, segundo ele, preocupação exclusiva de veganos.

Angela Merkel e Emmanuel Macron não são veganos, que eu saiba, mas parecem bastante preocupados com o descaso do governo brasileiro com o meio ambiente. Em julho, a área da Amazônia com alerta de desmatamento subiu 278%, comparada ao mesmo mês de 2018.

Bolsonaro, por seu lado, num evento da indústria automotiva, referindo-se à reunião do G-20, desdenhou dos dois chefes de governo com mais ironia: "Imagina o prazer que eu tive de conversar com Macron e Merkel". Depois de dizer que "agora [o Brasil] tem presidente da República", deixou o evento sob gritos de "mito", bradados pela seleta audiência.

Merkel foi ainda ofendida pelo vice-presidente da República. Mourão, subvertendo fatos, associou os recentes tremores em público da chanceler a um suposto medo que ela teria das encaradas de Donald Trump. Seria oportuno se fôssemos apresentados a um único militar bolsonarista que defenda o Brasil com a coragem com que Merkel defende a Alemanha.

Mourão foi além, chamando Donald Trump de "nosso presidente", dando nome e sobrenome àquele a quem Bolsonaro talvez tenha se referido um dia antes.

O fato concreto é que, por imposição do acordo Mercosul-UE, o Brasil não poderá, para seu próprio bem, abandonar o Acordo de Paris sobre mudança climática, a menos que rompa aquele acordo.

Trump escalou seu secretário de Comércio para soprar a um Bolsonaro assumidamente "cada vez mais apaixonado" as supostas armadilhas da aproximação com a Europa, sem especificá-las.

Talvez seja o caso de se preocupar mais com as armadilhas do amor, sentimento raramente presente no tabuleiro da geopolítica mundial.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.