Fernando Haddad

Professor universitário, ex-ministro da Educação (governos Lula e Dilma) e ex-prefeito de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Haddad

Pandemia e classes sociais

Em vez de propor união nacional, Bolsonaro cria desavenças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Segundo estudo da Rede Nossa São Paulo, o morador de Cidade Tiradentes vive, em média, 23 anos a menos que o de Moema, bairros de São Paulo distantes apenas 33 quilômetros um do outro. Os bairros do centro da capital "são mais ricos e mais velhos" do que os bairros da periferia. Essa circunstância afeta a dinâmica social da pandemia.

Duas 'crateras', uma ao lado da outra, entre as ruas Domenico Allegri e Moisés Corena, no bairro de Cidade Tiradentes, Zona Leste de Sao Paulo - Rivaldo Gomes/Folhapress

A globalização da epidemia se deveu à circulação de viajantes de mais alta renda. Se considerarmos o domicílio dos infectados até agora, é evidente sua concentração nos bairros de classe média e alta. A periferia apenas começa a sentir a chegada do vírus, embora já sofra os efeitos econômicos da doença, fruto do isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Em vez de propor união nacional contra um inimigo comum —o vírus, bem entendido—, Bolsonaro cria uma desavença entre seres humanos, todos vulneráveis diante dele --o vírus, repito. Como se prefeitos e governadores estivessem preocupados com a saúde da classe média, e ele, com aqueles que dependem do trabalho para sobreviver.

Fosse verdade, Bolsonaro não teria proposto uma "renda básica" de R$ 200 por família --proposta derrotada pela oposição, que triplicou o valor do benefício, ainda não pago. Além disso, se a doença ainda não chegou com virulência aos bairros pobres, isso se deve às medidas sanitárias tardia e hesitantemente tomadas.

É bom lembrar que os jovens da periferia não terão melhor destino que os mais velhos se não dispuserem de leitos e de respiradores para o tratamento dos casos agudos --estimados em 20% do total.

Bolsonaro segue seu jogo macabro. Edir Macedo apagou vídeo em que dizia ser o vírus "tática de Satanás", por trás do qual existe um "interesse econômico". Silas Malafaia, menos ligeiro, teve mensagens apagadas pelo próprio Twitter, como o próprio Bolsonaro, que, entretanto, convocou um jejum contra o vírus não sem antes afirmar, em pronunciamento, acreditar que "Deus capacitará cientistas do Brasil na cura dessa doença". Pelo jeito, comida para os pobres e verba para pesquisa ficarão por conta d'Ele.

Para salvar vidas, muitas pessoas não poderão trabalhar agora. Teremos, todos, que trabalhar mais depois. E a renda, tanto quanto possível, tem que ser mantida, para facilitar o processo de recuperação da economia. Isso só será possível com a mobilização intensa do sistema de crédito, inclusive a dívida pública.

Sem diferir e diluir os custos dessa crise, com responsabilidade, e sem distribuir os encargos decorrentes, com justiça social, sairemos dela ainda mais vulneráveis do que já estávamos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.