Fernando Schüler

Professor do Insper e curador do projeto Fronteiras do Pensamento. Foi diretor da Fundação Iberê Camargo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Schüler

Uma dose de realismo para aprovar as reformas

Com vitórias de Lira e Pacheco, governo não poderá mais culpar o Congresso e Maia se as reformas não andarem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bolsonaro ensaiou, em seu primeiro ano de mandato, um modus vivendi político de governo sem maioria no Congresso. Por algum tempo, talvez até a aprovação da reforma da Previdência, havia alguma expectativa de que o arranjo poderia funcionar. Não foi o caso.

Os sinais de que aquele arranjo não funcionava já vinham de antes da pandemia. Todos se lembram do imbróglio com Orçamento impositivo, da reação destrambelhada à pandemia, no modo improvisado como se definiu o auxílio emergencial, da falta de entendimento mínimo sobre a reforma tributária, paralisia das privatizações. A lista é longa.

O que vimos neste período diz muito sobre o governo Bolsonaro. Governo retórico, vacilante quanto a sua própria agenda, sejam as pautas anticorrupção e de costumes, que nunca foram para lugar nenhum, seja a pauta liberal, da qual a esta altura resta muito pouco.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta o presidente da Câmara, Arthur Lira, observado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante sessão de abertura do ano legislativo nesta quarta (3) no Congresso
O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta o presidente da Câmara, Arthur Lira, observado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante sessão de abertura do ano legislativo nesta quarta (3) no Congresso - Pedro Ladeira/Folhapress

O que já estava ruim ganhou ares de tempestade perfeita com a chegada da segunda onda da pandemia, o agravamento do quadro fiscal, o fim do auxilio emergencial e a descoordenação no processo de vacinação. As pesquisas passaram a registrar o declínio de Bolsonaro e o fantasma do impeachment entrou pela janela.

É neste cenário que entra a sucessão no Congresso. O governo percebeu que uma vitória de Baleia Rossi tornaria Bolsonaro um pato manco precoce e entrou no jogo com os procedimentos habituais da política brasileira.

Alguém me perguntou se não é uma incoerência em relação ao discurso de campanha. É claro, respondi, supondo que alguém se lembre do discurso de campanha e tenha acreditado que Bolsonaro era algum tipo de condottiere vocacionado a virar ao avesso nossas instituições.

Nunca foi. Sempre foi um político muito mais tradicional e pragmático (“tático”, como li por estes dias) do que a maior parte de nossa crônica política quis reconhecer. Disse aqui algumas vezes que o sistema político iria “enquadrar” Bolsonaro. Pois é. Não só o enquadrou como o próprio Bolsonaro se tornou um ativo jogador, derrotando Rodrigo Maia em seu próprio terreno e pavimentando uma aliança com o centrão que deve servir de base para sua campanha em 2022.

Apoiadores obstinados de Bolsonaro dirão que não, que se trata apenas de um recuo estratégico para finalmente “derrotar o sistema”; seus detratores não menos obstinados dirão que tudo não passa de mais um passo para o “grande golpe” que finalmente nos levará à Alemanha nos anos 1930.

Imaginação fértil à parte, o que temos é mais do mesmo: varejo político, centrão dando as cartas e a habitual inércia brasileira para enfrentar a agenda difícil que de fato deveríamos encarar.

A pergunta que importa: o novo arranjo governista produzirá resultados? Fará avançar a agenda de reformas? Ninguém sabe. Meu colega Carlos Pereira costuma dizer que nosso modelo político foi pensado para produzir inclusão e certa estabilidade, não eficiência. Temos um sistema feito para acomodar interesses e processar demandas da elite política e corporativa com acesso a Brasília.

Em seu primeiro encontro com Lira e Pacheco, Bolsonaro entregou uma lista de 35 prioridades, que vão da privatização da Eletrobras, passando pela reforma tributária (sabe-se lá qual), autonomia do Banco Central, até o “homeschooling” e o aumento da pena para abuso sexual de menores.

Perfeito retrato do governo. Quem tem 35 prioridades não tem, no fundo, prioridade nenhuma. O governo deveria aproveitar o fôlego que obteve com a repactuação política e focar em um ajuste estrutural das contas públicas, que passa pela PEC Emergencial em sua versão não desidratada, uma reforma administrativa mais ampla e um redesenho fiscalmente sustentável dos programas sociais.

​Talvez seja muito para a atual elite política do país, mas a verdade é que há uma janela de oportunidade, em um ano não eleitoral, para que o Congresso retome algum fôlego reformista que apresentou entre 2016 e 2019. Com um detalhe: em um cenário no qual o governo não terá mais como terceirizar responsabilidades e dizer que a culpa é do Rodrigo Maia se as coisas não acontecerem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.