Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian
Descrição de chapéu Eleições 2018

Com país vidrado em Lula, novo presidente pode acabar como Dilma

Candidatos deveriam se lembrar por que FHC e Lula tinham Renan e Geddel como ministros

Enquanto o Brasil segue vidrado no destino de Lula, o novo presidente assumirá em 2019 com o corda no pescoço e à sombra da sina de Dilma Rousseff caso o Congresso não engula seu nome, comportamento e programa de governo.

Dos quatro candidatos mais competitivos sem Lula no páreo, Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC), os três últimos devem seguir com algumas das menores bancadas na Câmara e sem grandes condições de jogar no “presidencialismo de coalizão”, que depende dos maiores partidos.

Com uma campanha curta, é pouco provável que o Legislativo seja modificado a ponto de caciques do MDB, DEM, PSDB, PSD e PR perderem seu atual domínio, sobretudo com a expectativa de que o PT encolha.

Já o novo presidente precisará do apoio deles para não ser acusado por crime de responsabilidade, em algo bem mais nítido do que as “pedaladas fiscais” que derrubaram Dilma.

Em 2019, é possível que o novo presidente tenha apenas duas opções urgentes: aprovar a reforma da Previdência, abrindo espaço no Orçamento, ou mudar a regra constitucional do teto dos gastos, que estabelece a inflação do ano anterior como limite para o crescimento dos gastos da União no ano vigente.

Nos dois casos, ele precisará de três quintos dos votos na Câmara e no Senado e, consequentemente, de jogar o jogo da coalizão.

Segundo projeções da Instituição Fiscal Independente do Senado, o teto dos gastos pode ser descumprido já em 2019 diante do aumento constante das despesas com a Previdência e dos gastos obrigatórios da União. 

A sobra entre o valor do teto previsto para 2019 e o dos gastos determinados pela Constituição e demais para que o governo não entre em colapso é projetada em apenas R$ 19 bilhões. É uma gota diante de um limite constitucional de gastos de cerca de R$ 1,4 trilhão.

Com apoio do Congresso, isso pode ser contornado inclusive com aumento de impostos, fazendo o ajuste pelo lado da receita, como tem sido a praxe no Brasil gastador. Mas sem os congressistas do lado do presidente não haveria impedimento, caso o teto vá mesmo para o espaço, para um processo de crime de responsabilidade.

Nessa altura da campanha podem ter razão os candidatos corajosos que chamam o Congresso de fisiológico e corrupto. Mas eles deveriam se lembrar por que FHC tinha Renan Calheiros como ministro da Justiça e Lula, Geddel Vieira Lima na Integração Nacional.

Não é à toa que o Brasil tem 29 ministérios para acomodar esse tipo de gente.
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.