Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian

'Voo da galinha' na economia pode acabar em pulo do gato morto

Deterioração das expectativas tem a ver com discurso de candidatos na eleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Voo da galinha” e “pulo do gato morto” são duas imagens zoológicas comuns aos mercados.

Na primeira, a galinha de asas curtas não vai longe —é a recuperação que não sustenta um crescimento maior. 

Na segunda, o gato despenca e morre; mas, com o impacto, dá um último pulo antes de cair novamente —é a forte recessão seguida de pequena recuperação e outra crise.

O Brasil evoca ambas.

Há um ano, apostava-se que economia estaria bem melhor nessa altura do ano eleitoral, alimentando as chances do campo governista

Como resultado dessa aposta, em 2017 a Bolsa subiu 26% e o dólar estacionou perto de R$ 3,30. Agora, ele ronda R$ 3,70 e o crescimento no ano pode ficar em 2,5%, ou menos.

Há duas razões para isso: uma é externa; a outra, provocada aqui.

Os EUA crescem mais do que o previsto e, preocupado com a inflação, o banco central lá elevou os juros, tornado empréstimos a consumidores e empresas mais caros. A taxa atingiu 3% ao ano (títulos de dez anos) nesta semana, maior patamar desde 2011. 

Há uma migração global de investidores para aplicar em títulos americanos, o que está tirando dinheiro de países como o Brasil e valorizando o dólar aqui.

Essa parte da história era prevista, embora tenha ocorrido antes do esperado.

Já a deterioração das expectativas no Brasil é um problema nosso, que tem tudo a ver com o cenário eleitoral.

Para azar do campo governista e dos partidos que apoiaram as reformas do governo Temer, paradoxalmente toda a crise gerada por Dilma 2 (queda de -7,2% do PIB em 2015-2016) prejudica agora essas mesmas forças, que tiraram o país da recessão.

Apesar da crise mais aguda ter sido estancada, o desemprego segue elevado e a deterioração social é visível, fatos que vêm sendo identificados com os partidos que patrocinaram as reformas, como MDB, PSDB e DEM.

É do jogo que os candidatos hoje mais bem colocados (Bolsonaro, Ciro e Marina) explorem esse flanco. Mas eles também colocam a tênue recuperação em risco ao sinalizar que podem rever justamente medidas que nos ajudaram a sair da crise, como o teto dos gastos

Ou quando, por conveniência, não explicitam a gravidade de nossos problemas fiscais e a necessidade de reformar profundamente a Previdência. 

A responsabilidade de Temer também é enorme. Envolvido em denúncias, queimou seu capital político para se defender, abandonando as reformas.

Com dúvidas imensas sobre o futuro, os empresários não vão investir ou contratar. E só consumo não vai sustentar a recuperação.

Para os mercados nos transformar de "galinha" em "gato" é um pulo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.