Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian
Descrição de chapéu Brexit

Na terra de Shakespeare, a maior das traições

Dilema do Reino Unido sobre brexit coloca país sob risco de lenta decadência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Leave means leave”, gritam por todo o Reino Unido de onde escrevo nesta semana protestos e marchas pedindo o cumprimento da saída do país da União Europeia.

Afinal, os britânicos foram consultados após um surto populista do ex-premiê David Cameron em 2016 e decidiram por maioria dar o fora votando sim em um referendo. E "sair significa sair”.

O brexit deveria ocorrer na próxima sexta, dia 29. Mas a prova da precipitação e da aventura é que, quase três anos depois do referendo, a principal estratégia da atual primeira-ministra Theresa May é mendigar aos europeus por um adiamento desse prazo.

Trata-se somente de ganhar tempo para ganhar tempo, sem um plano definido até agora sobre o que fazer dele.

O embaraço em que o brexit se tornou para os britânicos talvez seja só a primeira consequência séria da onda populista e neonacionalista que vem varrendo algumas democracias nos últimos anos. 

Nessa esteira, Donald Trump nos EUA e Jair Bolsonaro no Brasil também poderão sofrer revezes no futuro —cada um a seu tempo e modo— pelo uso de discursos e soluções simples para problemas complexos, raiz do nó amarrado no brexit.

No caso do Reino Unido, um "não brexit” será a traição a uma decisão legal e democrática justamente numa das democracias mais antigas; um ataque não de fora, mas uma deslealdade com os eleitores de dentro do próprio sistema democrático. 

O dilema do Reino Unido não é só existencial, de pertencer mais ao resto do continente europeu ou de se insular novamente. O país encontra-se sob o risco do que pode ser uma lenta decadência se respeitar a decisão dos eleitores e virar de vez as costas para a Europa. 

Bancos, montadoras, cérebros e muito dinheiro já estão saindo ou se preparam para ir embora. Com o brexit, companhias aqui sediadas perderão acesso privilegiado a 440 milhões de consumidores na Europa. Na contramão, produtos europeus podem ficar mais caros para os 65 milhões de britânicos. 

O resultado tende a ser uma combinação de menos empregos e crescimento e mais inflação, afetando justamente regiões já decaídas, as que mais apoiaram o brexit. Os políticos vão bancar isso?

O vento que alimentou o fogo do brexit lá atrás é o mesmo que levou Trump, Bolsonaro e outros como o Movimento 5 Estrelas na Itália a soprar slogans fortes e simplificados a eleitores insatisfeitos —contra a Europa, contra imigrantes, contra o PT ou contra seja lá o que for.

Tudo de modo direto, com dados obtidos de forma inconfessa e ataques sem filtro via redes sociais para que as mensagens chegassem intimamente à palma da mão dos eleitores, via celulares. 

Como o brexit atesta, nessa nova forma de se fazer política propostas fáceis vencem eleições, mas só para potencializar problemas difíceis —para azar dos próprios eleitores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.