Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian

Na falta de coisa melhor, Deus acima de todos

Religião deixa eleitor na cômoda situação de não precisar se responsabilizar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A direita nos Estados Unidos de onde escrevo nesta semana já se movimenta para desqualificar o democrata com maiores chances até aqui de confrontar Donald Trump na eleição do ano que vem.

Mais uma vez, usa a religião e o moralismo para afastar a atenção do eleitor dos problemas reais para o campo da especulação e da fantasia.

Ex-vice de Barack Obama, Joe Biden lidera pesquisas pela indicação democrata. Tem como ativo ser homem e branco, algo relevante nos EUA, e ter trabalhado com Obama —o que lhe confere simpatia entre negros e hispânicos (13% e 18% da população, respectivamente).

Ao indicar que anunciará em breve sua pré-candidatura, duas mulheres apareceram acusando-o de conduta inapropriada. Uma disse que Biden roçou seu nariz com o dela em 2009; outra, que ele a beijou na parte de trás da cabeça, em 2014. Os dois casos ocorreram diante de outras pessoas.

Casado com a mesma mulher desde 1977 e aos 76 anos, Biden nega conotação sexual e diz ter sido sempre uma pessoa afetuosa. Outras mulheres saíram em defesa do político.

Mas os ataques mais pesados, sobretudo de sites e canais conservadores como Fox News, concentram-se em declarações razoáveis de Biden sobre o aborto: “Minha religião me define e tenho sido um católico praticante a vida inteira. Sobre o aborto, aceito pessoalmente a posição da igreja de que a vida começa na concepção. Mas não temos o direito de dizer às mulheres que não podem controlar seus corpos”.

O uso hipócrita da religião na política não é invenção dos republicanos nos EUA, de líderes que agora vão em romaria a Jerusalém ou de bolsonaristas no Brasil. Em 1985, em um último debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo, o então senador Fernando Henrique Cardoso enrolou-se numa resposta sobre Deus, foi tachado de ateu e acabou perdendo para Jânio Quadros.

Mas é agora em países onde as pessoas se sentem cada vez mais vulneráveis economicamente que populistas sem programas consistentes conquistam o sentimento difuso de desproteção geral dos seres humanos que está na base da crença religiosa. 

​Ao apelar para a fé e converter esse desamparo irremediável e inconsciente dos eleitores em votos, os populistas da religião acabam eximidos de maiores elaborações e propostas. 

Já o eleitor fica na cômoda situação de não precisar se responsabilizar por nada. Segura na mão de Deus e vai.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.