Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian

No 1º de Maio, trabalhador ataca trabalhador

Ao ter Previdência como alvo, centrais sindicais não ajudam na recuperação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com 28 milhões de desempregados, desalentados ou trabalhando menos de 40 horas semanais no Brasil, Jair Bolsonaro queimou a largada e perdeu tempo nos primeiros 120 dias de governo. Sem se dedicar à reforma da Previdência, dissipou o otimismo que chegou com ele à Presidência.

Mas há algo de estrutural na quase depressão que tomou conta do Brasil. Não existe paralelo, desde a redemocratização, na lentidão com que a economia anda desde o fim da recessão de 2014-2016.

Até ela, em todas as quatro crises importantes pós-ditadura (1989-1992, 1998-1999, 2003 e 2008-2009), o PIB reagiu rápido no acumulado dos três trimestres seguintes ao fim da recessão.

Desta vez, tivemos dois anos seguidos (2017 e 2018) de crescimento perto de 1% e entramos no terceiro (2019) sem perspectiva de melhora.

O que há de errado, então, se a inflação e os juros estão baixos, há capacidade ociosa e o Brasil tem quase US$ 400 bilhões em reservas cambiais?

Objetivamente, a grande diferença entre a saída das crises anteriores e da atual é a relação entre o tamanho de nossa dívida pública como proporção do PIB —o melhor indicador da solvência das contas públicas.

Na crise de 2003, por exemplo, essa relação era menor que 60%. Ao sair da recessão, o país cresceu 3,6% no acumulado de três trimestres. Na de 2008-2009, a relação seguia em 60%, e crescemos 7,6%.

A diferença agora é que saímos da recessão de 2014-2016 com a relação dívida/PIB acima de 70%. Ela hoje já está perto de 80% —e subindo rápido.

Para quem ainda não se convenceu, essa é a principal razão de ser da reforma da Previdência. Pois o que mais gera aumento do déficit público e da dívida é o descontrole do sistema de pensões e aposentadorias.

Em recuperações anteriores, foram sempre os investimentos das empresas que lideraram a retomada. Desta vez, ninguém investe ou emprega temendo que o governo suba impostos mais à frente para cobrir rombos, arruinando margens de lucro.

FHC, Lula e Dilma também ajustaram a Previdência diante do envelhecimento da população e de seu impacto nas contas públicas. Mesmo assim, as centrais sindicais elegeram a reforma como alvo neste 1º de Maio e marcaram uma greve geral (com exceção da UGT).

Não deve dar em nada, mas é outro exemplo da irracionalidade brasileira. Uma nova aposta contra o futuro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.