Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

No meio disso tudo, cadê a esquerda progressista?

Manifestações pró-Bolsonaro contrastam com a falta de rumo da oposição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As manifestações pró-Jair Bolsonaro tiveram roteiro e pautas comuns em todo o país, revelando uma organização centralizada que chegou a surpreender.

De prático, elas obrigaram Planalto, Congresso e STF a produzir uma satisfação política imediata: o anúncio previsto para 10 de junho de uma espécie de pacto com metas e intenções.

Mesmo que isso não dê em nada e a nova fase seja engolida outra vez pela inépcia e as encrencas criadas pelo presidente, o movimento da direita não podia contrastar mais com a desorientação em que estão metidos os que se autodenominam progressistas no Brasil.

Mesmerizada pelo Lula Livre, a esquerda segue perdida e presa de um esquema há muito montado por sindicatos de servidores estatais que puxam manifestações e ditam suas pautas. A principal delas, o rechaço à reforma da Previdência que mira reduzir privilégios do funcionalismo e reequilibrar as contas públicas.

Com Lula ainda preso e Ciro Gomes dizendo que não o visitaria mesmo se convidado, a esquerda sem cabeça segue na mesmice e vai perdendo o rumo até onde poderia renascer.

Governando três estados (PE, ES e PB) e dono da terceira maior bancada da oposição na Câmara (32 deputados), até o PSB agora fechou questão contra a Previdência, num retrocesso em relação há dois anos, quando rachou no apoio a pontos da agenda reformista de Michel Temer.

Os jovens que foram às ruas defender verbas para a educação e reclamar da falta da mesma em Bolsonaro –que provocou chamando-os de idiotas– não têm nada a ver com renovação ou redespertar da esquerda, como muitos desse campo querem crer.

Para sair da paralisia, não perder o bonde e tentar barrar retrocessos, os progressistas bem que poderiam, para variar, quebrar o encanto: virar a página de Lula, sair da armadilha das centrais e, principalmente, debruçar-se sobre a chocante realidade orçamentária do Brasil.

Dá trabalho. Mas seria um bom começo para quem não está fazendo nada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.