Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian

Tirando o que vai bem, circo de Bolsonaro segue ruim

Retrocessos civilizatórios e guru tosco convivem com agenda modernizante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Agora, até jornalista pode andar armado. Mas nem só de enormes retrocessos civilizatórios, alguns ministros ruins e um guru tosco é feito o circo de Jair Bolsonaro.

Justiça seja feita, a equipe econômica finalmente avança em uma agenda modernizante que procura reduzir entraves históricos no país.

O que a evidência mostra: nos últimos 25 anos, com todo um bônus demográfico a favor e governos de centro e esquerda, o Brasil cresceu em média só 2% ao ano.

No período, os asiáticos tiraram milhões da miséria e se desenvolveram. Até os países ricos avançaram proporcionalmente mais.

O que fica claro no período é que a maior participação do Estado na economia (evidenciada pelo aumento de dez pontos na carga tributária e os déficits crescentes para o sustento do setor público) não mudou o Brasil de patamar.

Ao contrário, chegamos quebrados ao final desse ciclo. 

Há agora a necessidade de cortar gastos vitais do dia a dia a fim de pagar salários do setor público (67% maiores que seus equivalentes no setor privado) e aposentadorias precoces (58 anos, em média) em um país onde as pessoas que passam dos 50 vivem mais de 80 anos.

Em linhas gerais, hoje gastamos quase 80% de um dinheiro bom (a receita líquida com a coleta de impostos) com um funcionalismo que sequer é avaliado sistematicamente e pessoas que se tornam improdutivas muito cedo.

Em 24 dos 26 estados, onde moramos e usamos serviços, mais da metade da arrecadação líquida vai para servidores, aposentados e pensionistas. Não dá para lamentar postos de saúde sem remédio e delegacias sem policiais.

Das primeiras medidas dessa agenda modernizante começam a surgir um sentido de direção, e ele vai no caminho de abrir finalmente o espaço para que o setor privado tome a dianteira do processo. 

Foi assim com a chamada MP da Liberdade Econômica, que desbasta parte do emaranhado burocrático que tolhe empresas, com a montagem de privatizações de quase R$ 40 bilhões na infraestrutura e, em termos mais amplos, com o esforço em diminuir o déficit do governo com cortes de gastos.

O último ponto não é maldade. Só evidencia o fato de que o Brasil quebrou e da necessidade crucial da aprovação da reforma da Previdência, agora nas mãos do Congresso, para voltarmos a abrir espaço no orçamento para atividades-fim.

Aos que ainda defendem gastar mais com endividamento para acelerar o crescimento, é preciso lembrar que a dívida pública dá saltos e já roça os 80% como proporção do PIB.

Mas os EUA e a Europa não fizeram exatamente isso na crise? Fizeram. Mas emitem dólares e euros, moedas consideradas reserva de valor, e têm renda per capita e PIB muito superiores —o que lhes confere grande capacidade de arrecadação se necessário.

Tirando isso que está bom, o resto vai muito mal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.