Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian

Bolsonaro poderia ajudar não atrapalhando

"De bandeja", Congresso encaminha reformas, mas pode se vingar depois

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apesar de sua capacidade intrínseca de gerar crises, Jair Bolsonaro pode até pensar que é um cara de sorte.

Mesmo atrapalhando, a Câmara vai encaminhando, sob a liderança de Rodrigo Maia, as mudanças na Previdência e já se prepara para enfrentar a reforma tributária.

Depois de derrubar a capitalização de Paulo Guedes na Previdência, o Congresso ignorou a proposta tributária do secretário da Receita, Marcos Cintra, e toca projeto apresentado pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), cópia das ideias do economista Bernard Appy.

Se as agendas previdenciária e tributária avançarem, o governo poderá ser beneficiado com a melhora nas expectativas e na percepção de risco dos mercados –fatores que podem desaguar favoravelmente na economia.

Embora ainda haja grande dúvida em relação à solvência das contas públicas, isso pode ser minimizado com a Previdência e há outros elementos que sugerem espaço para alguma retomada.

O desemprego está alto, as contas externas estão em ordem e há enorme capacidade ociosa nas empresas, o que possibilitaria crescer sem inflação.

Nesse sentido, o governo também poderá contar com alguma ajuda externa. Paradoxalmente, por conta de dúvidas crescentes sobre o vigor europeu e norte-americano.

Diante da fraqueza das 19 economias da zona do euro, o Banco Central Europeu sinaliza que adotará medidas para aumentar a quantidade de dinheiro na segunda maior área econômica do mundo. O movimento pode vir acompanhado pelo banco central dos EUA, que deve segurar por um bom tempo –ou mesmo reduzir– os juros.

O aumento de liquidez (dinheiro) nessas duas regiões tende a “vazar” para outros mercados, reforçando um cenário já benigno no Brasil, de Bolsa em alta e dólar em baixa. Os dois movimentos ajudam 1. na capitalização de empresas de capital aberto e 2. a segurar a inflação, já que produtos importados, pagos em dólar, ficam mais baratos.

Com ridículos 2,5% de participação na produção de bens e serviços globais, o Brasil pode ser pouco afetado se o cenário for de esfriamento apenas moderado lá fora, sobretudo se a China continuar comendo carne e soja –o que é difícil de evitar.

Bolsonaro pode ajudar muito esse cenário se não atrapalhar. Se vai se beneficiar “de bandeja” da boa vontade dos parlamentares, o tempo dirá. Mas o golpe que levou do Senado ao ter rejeitado seu decreto sobre armas é sinal de que pode ter surpresas políticas desagradáveis à frente. 

Se a vingança é um prato que se come frio, a velha guarda do Congresso pode estar preparando algo para por no freezer. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.