Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian

'Custo Bolsonaro' está envenenando a economia

Falta de noção do presidente sobre importância das expectativas ganha contornos irreversíveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro deu sorte e até poderá culpar o coronavírus pela lenta recuperação da economia em um cenário de inflação e juros baixos tão propício ao crescimento.

Mas, que não haja engano, a culpa é cada vez mais dele.

Diante de algumas medidas econômicas acertadas e da proatividade do Congresso na aprovação da Previdência, fica nítido que o problema vem de cima: não passa uma semana sem que o presidente jogue água fria na confiança de empresários e consumidores.

Antes restrita à caricatura do posto Ipiranga, a falta de entendimento do presidente sobre a importância das expectativas em economia –e modo como ele atrapalha– vem ganhando contornos irreversíveis.

O “custo Bolsonaro” impregnou o ambiente.

Como os seus 14 meses de governo demonstram, não resta muita esperança de uma transição mais tranquila em direção a um quadro de normalidade e confiança.

Ao contrário, a política tóxica de seu governo envenena o cenário econômico, como nos repetidos eventos em que o presidente e seus filhos, também políticos, desrespeitam o Congresso e outras instituições.

Depois de todo o trauma recente, como confiar na economia quando fala-se em crime de responsabilidade –e razões de impeachment– do presidente da República?

O presidente Jair Bolsonaro com seus filhos, em Brasília - Roberto Jayme/Ascom/TSE

Ao contrário do que muitos de seus apoiadores e auxiliares acham, não se trata de acossar o presidente. Mas de respeito a uma Constituição que existe desde 1988, quando Bolsonaro nem vereador era.

Nas outras vezes em que o Brasil afundou em uma recessão, a recuperação deu-se em forma de V (queda e crescimento).

Desta vez, com o corte radical na despesa pública diante do desarranjo fiscal, havia motivos para suspeitar que viveríamos uma espécie de U (queda, crescimento quase nulo por um tempo e recuperação).

Foi o que tivemos até o final de 2019. O PIB caiu forte em 2015/2016 e crescemos ao redor de 1% nos três últimos anos.

Por essa altura, o Brasil poderia estar crescendo bem mais se não houvesse afugentado investidores, daqui e de fora, com polêmicas tão frequentes quanto inúteis –sujeitando a economia ao risco de um longo e constrangedor L, ou coisa ainda pior.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.