Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

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Flávia Boggio

Colunaria gourmet

Não basta só vender comida ou bebida, o lugar precisa ter um diferencial

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Já faz tempo que a praia dos paulistanos não é mais os shopping centers, se é que algum dia já foi. Por ser capital econômica, polo cultural, ou por falta do que fazer mesmo, São Paulo se tornou uma meca gastronômica. Só no bairro de Pinheiros, o número de restaurantes, bares e confeitarias mais do que dobrou no último ano, a ponto de questionarmos se existem bocas na cidade o suficiente para serem alimentadas por tantos lugares.

Com tanta concorrência, os donos dos negócios precisam se virar para conquistar os clientes e sobreviver. Não basta só vender comida ou bebida. O lugar precisa ter um diferencial. 

Já vi anunciando coxinha de brigadeiro, pizza com borda de coxinha, pizza sem borda, pizza só de borda.

Ilustração
Galvão Bertazzi/Folhapress

Lugares especializados em uma coisa só, como Biscoiteria, Carnelouqueria, Veganeria e Avocaderia. Sem falar nas variantes das hamburguerias, como Tattoo Burguer, Bolovo Burguer, Hamburcina (hambúrguer com oficina mecânica) e Barbergueria (hambúrguer e barbearia, o que não soa muito higiênico). 

Outra categoria é a de lugares com “um novo conceito”, também conhecido como “conversa fiada para você pagar mais caro”. Tem restaurante que serve a comida no escuro, no pote, no tubo de ensaio, cardápios inspirado em músicas, escritores, nas receitas da Vó Neide (que nunca cozinhou ou nem existiu). 

Recentemente, vi uma hamburgueria com o tema serial killers, que funciona dentro de um presídio, com garçons vestidos de presidiários e cadeira elétrica.

Até eu, que não trabalho no ramo, já tive algumas ideias de novos estabelecimentos para driblar a concorrência, como a Millennialsaria Gourmet —restaurante que tem como especialidade o bife à milanesa servido por jovens tatuados que largaram seus empregos em busca de um sonho. 

A Sorberthaneria, novo conceito de sorveteria que serve sorbets inspirados em músicas de Maria Bethânia. E o restaurante Tahine de Que?, novo conceito que engloba culinária árabe e show de comédia.
Como não tenho intenção de ingressar nesse mercado, ficam aí essas sugestões para você, jovem empreendedor, que deseja investir no ramo gastronômico. Pode abrir.

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