Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio

O lado bom de 2019

Tudo indica que 2020 será ainda pior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ano de 2019 está chegando ao fim e, junto, começam as retrospectivas dos acontecimentos que marcaram o ano. Com tantas tragédias e más notícias, fica difícil fazer um compilado bem-humorado sobre esta volta da Terra pelo Sol. Alguns arriscam a dizer que foi uma das piores das últimas décadas.

Mas é lógico que o ano não foi só de infortúnios. Aconteceram coisas boas também. Raras. Mas, com a ajuda de estudiosos muito —mas muito— otimistas, conseguimos encontrá-las.

Uma ótima notícia foi o anúncio de que o cantor Latino vai encerrar a carreira em 2021. Infelizmente, vamos ter de aturar o autor de “Festa no Apê” por mais um ano. Mas o fato de termos uma previsão já é alguma coisa.

Um grupo de pessoas está na parte inferior da imagem observando uma fogueira, onde está escrito "2019" e uma das pessoas diz "UFA...". Na parte superior, há um bloco de ferro gigante, onde está escrito "2020", sob todas as pessoas preso por uma corrente que está se rompendo "clec!"
Galvão Bertazzi/Folhapress

O ano de 2019 também foi bom para os apreciadores de maconha. Um estudo americano concluiu que manga pode prolongar o efeito do THC. O consumidor, agora, pode aproveitar melhor seu baseado e, de quebra, consumir mais fibras e vitaminas.

Outro fato positivo veio de Santa Catarina. A Justiça determinou que lagartixas têm o direito de ir e vir pelas paredes do estado.

Isso após uma empresa se recusar a pagar o conserto de um ar-condicionado, queimado após entrar em contato com o réptil.

Os inimigos de Mark Zuckerberg também tiveram boas novas. Segundo pesquisa de Oxford, em 50 anos, o número de pessoas mortas no Facebook vai superar o de vivas. Em breve, a rede social será mais eficiente do que um tabuleiro ouija para mandar mensagens ao além.

A informação de que atores realizam enormes bacanais praianos foi outra ótima notícia no ano.

Embora tenha frustrado os famosos que não foram convidados, o chamado Surubão de Noronha deu ânimo e sentido à vida do brasileiro médio.

O ano também foi de superações. Batemos recorde de queimadas na Amazônia e tivemos o maior desastre ambiental do litoral brasileiro.

O número de pessoas abaixo da linha da extrema pobreza aumentou 50%. E o de mortos por policiais no Rio de Janeiro bateu recorde histórico.

Dados como esses nos levariam a crer que a melhor notícia de 2019 é a de que o ano está acabando. Mas tudo indica que 2020 será ainda pior.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.