Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu
Coronavírus

Conheça os corona-machos, cujo espécime mais famoso é Bolsonaro

Cientistas da Universidade de Cachoeiro de Itapemirim descobriram uma nova espécie de animais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cientistas da Universidade de Cachoeiro de Itapemirim descobriram uma nova espécie de animais que habita as grandes cidades. Ela pertence à mesma classe biológica que originou os terraplanistas, antivacinas e criacionistas. Sua principal característica é negar que a Covid-19, ou a doença causada pelo novo coronavírus, seja uma ameaça real à sociedade. São os corona-machos.

Ilustração mostra pessoa em mesa. Ela é verde, com vários olhos saindo da cabeça. Segura um celular e tem uma garrafa em sua frente.
Galvão/Folhapress

Assim como os racistas e fascistas, os exemplares dessa espécie viviam escondidos nas sombras, ameaçados por seu maior predador, seres do gênero politicamente correto. Com a mudança do clima para mais conservador, sentiram-se livres para se expor à luz do dia.

Um comportamento peculiar dos corona-machos é fazer comparações sem sentido. “Para que se preocupar com a Covid-19? A fome mata muito mais”, costumam dizer. “A varíola exterminou milhões de pessoas.” Esquecendo-se de que, se vivessem na época da varíola, teriam participado da Revolta da Vacina e, provavelmente, estariam mortos.

O corona-macho não pertence exclusivamente ao reino da extrema direita. Existe também o corona-esquerdomacho, progressista desconstruído que aproveita a quarentena para curtir uma praia, ou se reunir com os amigos no barzinho para xingar o Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro e ministros do governo, todos usando máscara de proteção no rosto, durante entrevista coletiva para falar sobre a crise do coronavírus - Pedro Ladeira/Folhapress


Também foram registrados exemplares do sexo feminino, a corona-fêmea. Menos enfurecida que o corona-macho, ela obriga a empregada a pegar transporte público para vir trabalhar. Afinal, quem vai limpar a casa durante o seu isolamento?

Uma descoberta interessante foi que muitos corona-machos são personalidades famosas. É o caso do padeiro Olivier Anquier que, não contente em vender bife com batata frita a R$ 100, resolveu perturbar o brasileiro chamando a epidemia de “paranoia injetada à força”. E do sertanejo Leonardo que, num show recente, disse que a Covid-19 é uma ameaça menor que o HIV que, segundo ele, infectou 30 milhões (!) de brasileiros.

Mas o representante mais famoso do corona-macho chama a doença de histeria, prega que o vírus é um plano maligno da China para implementar o comunismo no mundo e, pasmem, é presidente do Brasil. Seria cômico, se não pusesse a vida de milhares de pessoas em risco. Por isso, a recomendação dos cientistas é que ele seja afastado e isolado da sociedade o quanto antes.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.