Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio

Feliz Dia da Mulher para você que suporta seu chefe tocando na sua perna a cada palavra que fala

Dia de recebermos uma rosa, um bombom e anúncios publicitários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Domingo, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Dia de recebermos uma rosa, um bombom e anúncios publicitários como “Mulher é sempre mulher, todo o tempo” e “Hoje é dia delas, capriche na cueca”.

Ilustração mostra mulher, sem cabeça, com fogo saindo pelo pescoço segurando um buquê de flores. Duas crianças estão agarradas a sua perna diretia, a esquerda está apoiada em sua própria cabeça, como se fosse uma bola. Ao fundo, vários rostos de homens. Acima, uma faixa escrita "Mulher"
Galvão Bertazzi/Folhapress

Como essas mensagens, claramente, foram escritas por homens, aproveito esse espaço para sugerir algumas palavras mais condizentes com a realidade feminina. Quem sabe os publicitários e redatores de cartões não adotam algumas delas neste domingo?

Feliz Dia da Mulher para você que, todo ano, atura mensagens como “vocês que embelezam nossos dias”. Até no único dia dedicado a nós, os homens não conseguem não falar deles.

Feliz Dia da Mulher para você que trabalha em dois empregos, cuida da casa, dos filhos, toma Coristina D porque não tem tempo de ficar gripada. Você não é a Mulher-Maravilha, só está cercada de gente que não te ajuda.

Feliz Dia da Mulher para você que, no trabalho, chega mais cedo, sai mais tarde, rala duas vezes mais, para ganhar 20% a menos que seus colegas. Depois vão dizer que você sofre de uma tal de “síndrome de impostora”. Até nisso colocam a culpa na gente.

Feliz Dia da Mulher para você que suporta seu chefe tocando na sua perna a cada palavra que fala. Se reclamar, além de ganhar menos, corre o risco de perder o emprego.

Feliz Dia da Mulher para você que, mesmo sendo mulher, conseguiu chegar a um cargo de liderança. Só não seja muito assertiva ou vão te chamar de megera mandona.

Feliz Dia da Mulher para quem, depois de ser mãe, virou empreendedora. Esse é só um nome bacana para dizer que você foi demitida depois da licença maternidade e, agora, tem um trabalho informal para pagar as contas.

Feliz Dia da Mulher para você, que merece o mundo. Também merece ser assediada porque usou shorts da Anitta. Se apanhar em casa, também foi porque mereceu.

Feliz Dia da Mulher para você que sabe que se trata de um dia de luta contra a violência e o feminicídio e pela igualdade de gêneros. Mas vai ganhar um vale depilação de presente. Porque mulher peluda não dá.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.