Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu Facebook instagram

Do que vale ser dona de suas decisões, sem poder mostrar aos seguidores?

Assistir a 'O Dilema das Redes' foi como tomar a pílula vermelha de 'Matrix', e ela decidiu que mudaria a sua vida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Logo que entraram os créditos, ela decidiu que mudaria a sua vida. Assistir ao documentário "O Dilema das Redes" foi como tomar a pílula vermelha do filme "Matrix". Estava tudo claro. Ela era manipulada por inteligência artificial e precisava se libertar.

Não era a primeira vez que um documentário a impactava daquela maneira. Aconteceu o mesmo quando viu "Super Size Me" e decidiu parar de comer McDonald's. Ou quando virou vegana depois de assistir à "Dieta de Gladiadores".

Mas "O Dilema das Redes" foi um tapa na cara de seu selfie com filtro embelezador. Como foi ingênua em acreditar que o Google era só uma ferramenta de busca? Ou que o Facebook não serve só para ajudar a reencontrar amigos do colégio?

Será que tudo o que fez nos últimos anos foi influenciado por algoritmos? A viagem a Campos do Jordão, onde conheceu o marido, com quem teve filhos, foi porque viu, no Instagram, Grazi Massafera por lá? Seria toda a sua vida fruto das decisões de Mark Zuckerberg?

ailus0110 galvão
Galvão Bertazzi

Ela estava decidida a se libertar. Nunca mais seria manipulada pelos algoritmos.

Seguiu a recomendação do documentário e desabilitou as notificações do celular. Mas não era o suficiente. Ainda gastava horas vendo stories do Instagram.

Saiu de todas as redes sociais. Também não era o suficiente. Continuava no WhatsApp por horas discutindo a volta às aulas no grupo de mães. Zuckerberg poderia rastreá-la por lá.

Passou a falar apenas por telefone. Se bem que os algoritmos também escutam ligações. Decidiu que só iria conversar pessoalmente. Mas poderia ser escutada por satélites.

Fugiu para o meio do mato, longe dos algoritmos e da manipulação digital.

Para não acessar sites de imóveis e ser rastreada, construiu sua própria casa. Passou a plantar seu alimento e costurar suas roupas, para não usar o cartão de crédito.

Instalou painéis solares e cisternas de reaproveitamento de chuva, assim seus hábitos não seriam espionados e manipulados.

Finalmente tinha se tornado dona de suas decisões e de sua vida. Até que bateu um vazio. De que adiantou construir aquilo tudo, se não poderia mostrar para seus seguidores?

Pegou o primeiro ônibus de volta para a cidade. Grandes merdas, pensou ela.

Ligou o celular e voltou para a matrix.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.