Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio

Salles é uma mistura de Putin, Calígula, Maria Antonieta e Gargamel

Ministro do Meio Ambiente vence Trump e Putin e recebe do Diabo o prêmio de pior alma do ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A serpente se arrasta pelas cinzas, olha para os lados para conferir se não há ninguém e mergulha em um buraco. Escorrega por um túnel subterrâneo até entrar em um elevador secreto, que leva para apenas um sentido: "Desce".

No painel, ela olha os andares: "-1º: Agiotas", "-17º: Sonegadores", "-33º: Pessoas que mandam desafios nas redes sociais", "-56º: Antivacinas". Aperta o último botão: "-666º". No andar mais profundo, a cobra entra na sala e encontra ele, o belzebu, o anjo caído, o príncipe das trevas, o Diabo.

O chifrudo lê o livro "Você Pode Ser o Pior de Si", quando a cobra interrompe. "Vossa alteza, trouxe os nomes que me pediu." O tinhoso disfarça, jogando o livro longe: "Ótimo, Arsênio. Quero celebrar os terríveis resultados premiando a pior alma do ano".

ailus1510flavia
Galvão

A víbora abre sua pasta e entrega uma ficha ao chefe: "A primeira alma candidata: Donald Trump. Além de racista, misógino, homofóbico, sonegador e de usar base do rosto na cor diferente, subestimou a epidemia".

O demônio revira os olhos: "O Trump é um cara esforçado, mas não vai se reeleger. Já era".

Arsênio entrega uma nova ficha: "Putin. Tentou assassinar mais um opositor". O Diabo joga o papel fora, desanimado: "Putin, com essa mania de envenenar as pessoas, não surpreende. Preciso de um nome novo".

"Novo?" A serpente revira a pasta e entrega uma ficha ao tinhoso: "No Brasil, tem o ministro do Meio Ambiente, que está por trás do desmatamento recorde na Amazônia".

Vendo que conseguiu a atenção do Diabo, a cobra continua: "Ele também deixou queimar um quarto do Pantanal. E, se alguém reclama, põe a culpa nos indígenas, povos das floresta, até no Leonardo DiCaprio".

O Diabo fica surpreso: "Ele magoou o mocinho do 'Titanic'?". "Sim. E quando apaga incêndio, usa produto tóxico e envenena a água da população. É uma mistura de Putin, Calígula, com Maria Antonieta, Gargamel."

O Diabo interrompe: "Já entendi. Pode reservar um andar para esse rapaz".

A cobra fecha sua pasta e vai embora. O Diabo fica em sua sala, pensativo. Volta a ler seu livro, repetindo o mantra: "Eu posso ser o pior de mim".

A cobra sobe pelo elevador e sai da toca. Enquanto se rasteja entre as cinzas da mata, a única serpente que sobreviveu às queimadas vai tomando a forma de um homem de cabelos enrolados, óculos redondos e colete do Ibama.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.