Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu
Folha, 100 jornalismo

Mesmo centenária, ainda insistem em dizer o que a Folha deve fazer

É o mesmo que acontece com toda mulher que envelhece

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em cem anos, a Folha testemunhou guerras, crises econômicas, ditaduras, a chegada do homem à Lua, revoluções culturais, e cobriu os fatos da era mais transformadora da história da humanidade.

Também sobreviveu a todo tipo de concorrência, como a era digital, as redes sociais e a polarização, com a direita dizendo que o jornal é de esquerda, e a esquerda dizendo que o jornal é de direita. Coisas que seus fundadores não imaginariam nem nos seus sonhos mais malucos.

Mesmo com tantos anos de vida e com toda essa experiência, assim como ocorre com toda mulher que envelhece, as pessoas insistem em dizer o que ela deve ou não fazer.

velhinha cercada de pilhas de jornais diz à criança que guarda "todos os exemplares"
Ilustração de Galvão Bertazzi para a coluna de Flávia Boggio de 18 de fevereiro de 2021 - Galvão/Folhapress

Além de todos os gloriosos feitos, o centenário tem um significado pessoal. A Folha fez parte da minha infância. Meus pais são jornalistas e trabalharam por quase duas décadas no jornal. Era assim que eles chamavam, “o jornal”.

Não existia nada mais trágico para mim, ainda criança pequena, do que ouvir o “vou para o jornal” da minha mãe. Era um desespero. Quem esse jornal pensava que era para roubar a minha mãe de mim?
Como meus pais faziam plantão nos fins de semana, passávamos algumas tardes de domingo na Redação.

Existia um verdadeiro empenho dos colegas de lá para nos entreter. Punham cada uma das quatro irmãs nas mesas vagas para brincar de jornalista e nos mantinham ocupadas batendo qualquer coisa nas máquinas de escrever.

A melhor parte era quando nos levavam para um tour pelo jornal. Visitávamos o estúdio dos ilustradores e tínhamos aulas, com os melhores, para aprender a fazer charges.

Quando ficávamos até tarde, conseguíamos pegar a impressão do jornal. Pela vidraça, assistíamos às dezenas de rotativas girando, em uma velocidade impressionante, imprimindo as primeiras edições.

Com o tempo fui entendendo que o “vou para o jornal” da minha mãe era uma das coisas mais importantes de sua vida (às vezes, a mais importante). Como ela ficava feliz entre os colegas de trabalho, falando sobre suas reportagens ou gritando ao telefone para entrevistar um empresário, prefeito ou governador. Rabiscando seu bloco de notas na mesma velocidade com que datilografava na máquina de escrever. Tempos analógicos.

Ela me ensinou que, assim como “o jornal”, ninguém pode dizer a ela o que fazer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.