Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu

Não será desta vez que a 'motocilada' entrará para o Guinness Book

O perfil Motociclistas Sem GPS afirmou que mil motocicletas estavam perdidas e entraram no ato por acidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apoiadores fizeram campanha para inscrever a motociata em apoio a Jair Bolsonaro, organizada no último sábado, no Guinness Book, alegando que o evento teria reunido 1,3 milhão de motocicletas.

Mesmo que supere o total de motos da frota paulistana, o governo de São Paulo precisou desmentir o número divulgado. Segundo dados oficiais, participaram do ato 12 mil veículos. Não valeria um pint de Guinness.

Porém, o canal do YouTube Análise de Vídeos examinou câmeras de segurança da marginal Pinheiros e contabilizou um número bem inferior: 6.253 motocicletas.

No embalo do canal, outros veículos analisaram a motociata e concluíram que os números podem ser ainda menores.

Ilustração de três animais (um burro, uma vaca e uma anta) andando de moto em cima de várias caveiras. Eles vestem roupa verde e amarela e o burro está com uma bandeira do Brasil em sua moto. No topo da cena, há uma placa com uma seta e o número 500.000. No fundo, há prédios e nuvens.
Publicada nesta quarta-feira, 16 de junho de 2021 - Galvão Bertazzi/Folhapress

O site Moto Viva fez uma recontagem e divulgou que, das 6.000 pessoas, apenas 3.000 eram pessoas de fato. As outras 3.000 estavam mortas por dentro.

O canal S.O.S. Moto alegou que 4.000 motos estavam na manifestação contra a vontade e foram forçadas por seus donos a ir ao evento. Uma dura realidade.

O grupo Eventos com Lanche divulgou que 3.000 manifestantes foram ao evento porque os organizadores prometeram lanche no final. Muitos foram embora no meio, quando descobriram que não.

O perfil Motociclistas Sem GPS afirmou que mil motocicletas estavam perdidas e entraram na manifestação por acidente, sem conseguir escapar.

O blog Bike Motor registrou que, do total de veículos, 500 não eram motos, mas bicicletas “tunadas”, com motor embutido.

O site Senhores Unidos contabilizou mil motocicletas conduzidas por homens brancos sexagenários que foram só para se roçar com outros sexagenários sem máscara.

O site Entregadores Unidos avaliou que 2.000 motos estavam indo para a residência de uma única pessoa que pediu mil refeições de diferentes restaurantes e, acidentalmente, caíram na manifestação.

E o canal Análise de Ministros contabilizou o número de manifestantes que foram para ver o ministro da Cultura, Mario Frias. Encontrou zero veículos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.