Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio

Os soluços de Bolsonaro devem ter feito mais pelo país do que ele próprio

Esticar a língua ajuda a estimular o diafragma e, para o presidente, é uma boa forma de mantê-lo calado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em meio à CPI da Covid e atritos com Poderes, Jair Bolsonaro enfrenta mais um motivo de preocupação. Há mais de uma semana, o presidente tem se queixado de uma crise de soluço.

As contrações involuntárias do diafragma chegaram a atrapalhar suas lives e viraram um dos assuntos mais pesquisados da internet. Durante um discurso no cercadinho, até seu segurança mais sorridente murchou a expressão, preocupado com a saúde do capitão.

Um soluço interromper um discurso de Bolsonaro faz um grande favor à nação. Talvez os espasmos do presidente tenham feito mais pelo país do que o próprio presidente. Podem até ser uma boa opção de terceira via para as próximas eleições.

Mesmo assim, o problema pode ser solucionado. Confira algumas técnicas e truques caseiros que podem acabar com os soluços de Bolsonaro.

Colocar o dedo no ouvido. Esse método estimula os nervos que causam soluço. No caso do Bolsonaro, também impede que ele ouça conselhos como defender tratamento precoce, criticar a vacina e investir em pautas ideológicas. Pode não resolver o problema, mas vai ajudar o país.

Esticar a língua. A técnica pode parecer estranha, mas ajuda a estimular o diafragma. Para o presidente, é uma boa forma de mantê-lo calado. Se não funcionar, ainda assim, será a coisa mais útil que fez pelo Brasil.

Cócegas. Receber cócegas dispara alertas que "distraem" os nervos responsáveis pelo soluço. Se não resolver o problema, quem sabe o truque não melhore o humor do capitão e dê um pouco de empatia em relação às mais de 500 mil mortes por Covid.

Tomar um susto. Tem o mesmo efeito das cócegas, com a vantagem de que existe um leque de opções para assustar Bolsonaro. Basta ele acompanhar a CPI da Covid e perceber que seu nome está diretamente envolvido nas irregularidades da compra da Covaxin.

Ilustração de uma pessoa vestindo terno e uma faixa verde a amarela derretendo e indo para o ralo. Atrás da pessoa, há uma outra cutucando seu ombro e mostrando um poster do Lula. No fundo, bois e vacas assistem a cena.
Publicada nesta quarta-feira, 15 de julho de 2021 - Galvão Bertazzi/Folhapress

Ou ver que seu maior adversário e pesadelo, Lula, tem 46% das intenções de voto para as eleições de 2022.

Ou ver a última pesquisa do Datafolha apontando que a maioria da população o acha desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário e pouco inteligente.

Se nenhuma dessas técnicas funcionar, quem sabe uma abertura de impeachment não dê um bom susto no presidente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.