Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu

Janaína Paschoal pensa que vacinas são tão ineficazes quanto fio dental

Deputada usa redes sociais para criar teorias conspiratórias desmioladas como seu discurso de impeachment

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada estadual Janaína Paschoal causou polêmica, no início da semana, ao pôr em dúvida, nas redes sociais, a eficácia das vacinas.

Segundo a deputada, "vivemos um momento tão intrigante, que pessoas vacinadas, com todas as doses, pegam Covid e recomendam a vacinação. Parece piada! Ninguém acha, no mínimo, curioso?".

Janaina Paschoal na Assembleia Legislativa do Estado São Paulo em julho de 2021 - Carol Jacob/Alesp

Em seguida, ela justificou a obstrução intestinal do presidente Jair Bolsonaro como sendo decorrência de "olho gordo". O fato de achar que vacinas não são eficazes, mas mau olhado, sim, deixa suspeitas de que a deputada sofre também de obstrução —no caso dela, cerebral.

Janaína já havia defendido a liberdade do cidadão de se vacinar, mas tentou proibir exigência de vacinação em empresas. Para ela, liberdade é só para quem lhe interessa.

A deputada também insinuou que, já que empresas obrigam seus funcionários a se vacinarem, também deveriam exigir passaporte de vacina para "pegação" no Carnaval.

Está claro que ela está interessada em angariar votos da direita negacionista na sua tentativa de eleição ao Senado. Para isso, aproveita as redes sociais para criar teorias conspiratórias tão desmioladas quanto seu discurso de impeachment. A deputada joga para torcida usando a cabeça do brasileiro como bola.

Mas voltemos à afirmação de que pessoas vacinadas pegam Covid. Antes de fazer seu post, a deputada poderia dar um Google e conferir que a imunização não impede de contrair o vírus, mas evita a gravidade e morte pela doença.

Ilustração representando uma mulher com os cabelos longos e arrepiados vomitando um líquido verde que forma uma espécie de lago, onde se encontram algumas vacas quase totalmente submersas
Ilustração publicada em 5 de janeiro - Galvão Bertazzi

Seguindo o raciocínio da deputada, seria estranho pessoas que usam cinto de segurança e se machucam em acidente de carro recomendem, vejam só, o uso de cinto de segurança.

Ou indivíduos que escovam os dentes, usam fio dental, fazem enxágue e, mesmo assim, têm cárie, não abram mão da higiene bucal. Ou cidadãos que têm pés e pegam bicho do pé insistam em andar descalços ou, até mesmo, ter pés.

Para a aspirante a senadora, pessoas que estudam direito, fazem doutorado e falam bobagem, como ela, não deveriam nem fazer faculdade. Mas, nesse caso, ela teria razão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.