Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu
machismo refugiados

Arthur do Val, tal como guerra na Ucrânia, é um perigo para refugiadas

Mamãe Falei se diz liberal na economia e conservador nos costumes, mas é apenas um hipócrita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Quanto mais fala, mais se sente o mau hálito." Não é uma das melhores releituras daquele velho ditado popular, mas cabe a Arthur do Val que, a cada vez que abre a boca, mais emporcalha o ambiente. E, além de misógino, classista e eurocentrista, uma das características do Mamãe Falei é que ele não para de falar.

Em sua última entrevista à Folha, o deputado estadual usa todos os clichês do homem arrependido. Se existisse um bingo com, no lugar dos números, frases prontas que machistas usam para livrar a cara, completaríamos todas as cartelas e ganharíamos, no mínimo, uma fritadeira elétrica.

Ilustração representando um homem de terno e o pescoço alongado, dentro do qual percorre uma lama que carrega um cartaz do MBL, uma suástica e um revólver, até que ela chega à cabeça do sujeito, que a vomita para cima
Ilustração publicada em 9 de março - Galvão Bertazzi

Mamãe Falei usa justificativas como "mandei o áudio num grupo de futebol", que põem no mesmo balaio da misoginia os integrantes do grupo do zap. Se ele se sentiu à vontade para fazer aquele relato, é porque os amigos compartilham das mesmas ideias. Certamente, quem as repassou não quis denunciar, mas compartilhar as dicas com outros homens.

"Um cara foi pego com dinheiro na bunda e tudo bem", diz Arthur, chamando quem o condena de hipócrita. Um truque antigo do homem arrependido é comparar seus erros a outros, seja lá quais forem. Mesmo que o senador pego no flagra tenha cometido um crime, foi ele quem colocou o dinheiro nas próprias nádegas. Não sugeriu fazer nada com traseiros alheios.

O deputado também diz estar chateado com a retirada de apoio de Sergio Moro. Quando alguém que derrubou sigilo telefônico, tentou negociar vaga no STF e foi contratado pela consultoria que representa a Odebrecht fica indignado, é porque a coisa é séria.

"Foi o pior dia da minha vida." É bem provável que as ucranianas refugiadas que ele diz serem "fáceis porque são pobres" estejam passando por dias piores. Além de deixarem pais, parentes, maridos, pais e filhos na Ucrânia, sem saber se os verão de novo, são alvos fáceis de aproveitadores de sua vulnerabilidade, como Arthur do Val.

"O erro foi meu, não do Renan." Como se alguém que viaja para o Leste Europeu para explorar mulheres humildes no seu "Tour de Blonde" e ameaça estuprar uma mulher em manifestação já não errasse há tempos.

As declarações nos ajudam a não esquecer quem são os tais "liberais na economia, conservadores nos costumes".

Esses, sim, são hipócritas.

Continue falando, Mamãe Falei.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto grafou incorretamente a expressão 'Tour de Blonde'. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.