Gabriela Prioli

É mestre em direito penal pela USP e professora na pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gabriela Prioli

Na poesia do Brasil de hoje falta uma segunda estrofe

A falta de métrica que nem o modernismo brasileiro poderia prever

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deltan era amigo de Sergio, que era inimigo de Luiz Inácio, que era inimigo de Jair, que não amava ninguém (só a si mesmo e à própria família).

Luiz Inácio foi para Curitiba, Sergio, para Brasília. (Abraham foi para os Estados Unidos, com direito a jeitinho brasileiro, mas não podemos complicar —mais— a história).

A "nova política" morreu de desastre, a prisão em segunda instância ficou pra tia.

Sergio suicidou-se e Jair casou com A. Augusto Brandão de Aras, que não tinha entrado na história.

Na poesia do Brasil de hoje ainda faltaria uma segunda estrofe. Nela, Jair, Luiz Inácio, Augusto e o centrão, amedrontados com o fantasma de Sergio, parecem estar, momentaneamente, de mãos dadas. Há quem se diga de fato surpreso, outros insistem no "eu digo isso há muito tempo". Um deles parece cumprir o combinado. Os últimos podem estar cumprindo a promessa: estancar a sangria.

E há quem ainda duvide de que o Brasil consiga encontrar consensos.

Mas atenção! A lógica binária que sustentou a operação Lava Jato ainda rende bons frutos. Como muito bem apontou Conrado Hübner Mendes na sua coluna desta semana ("'Advocacia está em festa' com Aras, Bolsonaro também", 4/8), o aperto de mãos se escora num falso dilema: ou se é aliado da Lava Jato, ou se é aliado de Aras.

A promessa do procurador-geral da República, que anima os que há tempos bradam contra a operação e se sentiam menosprezados, esconde o risco da concentração de poder —ou alguém acredita que os neogarantistas defenderão com entusiasmo a anulação do que já foi feito, como a condenação do ex-presidente Lula, por exemplo?

Antes de fazer concessões, é preciso entender os versos dos corredores do Planalto, onde amor de verdade existe só por si mesmo.

Brasília, Brasília, vasta Brasília... A falta de métrica é tanta que nem o modernismo brasileiro poderia prever.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.