Gabriela Prioli

É mestre em direito penal pela USP e professora na pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gabriela Prioli
Descrição de chapéu Folhajus

Fica difícil defender o STF se ele não colabora

Me dê motivo (estamos na pandemia e não dá nem pra ir embora)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há muita gente empenhada na defesa da democracia, mas, pelo menos por aqui, as instituições não colaboram. Tem sido difícil protegê-las dos ataques oportunistas que se aproveitam de insatisfações legítimas para propor a estruturação de modelos autoritários.

Muito se fala no efeito deletério da polarização para a democracia --do discurso de ódio, do personalismo, do projeto de poder e não de nação. Menos falamos da culpa que carregam aqueles que sentam nas cadeiras das instituições que queremos defender. O brasileiro não confia no Congresso, não confia no Supremo e não confia no guarda da esquina. Dá para entender.

Dá para confiar no STF quando um ministro decide sozinho reconhecer uma incompetência arguida há anos e anular os casos envolvendo um ex-presidente da República que passou 580 dias preso em virtude de decisões tomadas também pelo STF? Que, por isso, não pôde concorrer em 2018? Que não me entendam mal: a decisão é correta, mas poderia ter sido tomada há anos!

Como explicar a importância das regras de competência no processo penal quando a observância dessas regras vira subterfúgio para evitar que se reconheça a parcialidade de um magistrado?

O raciocínio parece ter sido: "Como posso fazer para tentar preservar provas produzidas por um juiz que pode ser declarado suspeito? Fácil, reconhecendo a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba e esvaziando o julgamento da suspeição". O processo penal e a Constituição Federal instrumentalizados em prejuízo do processo penal e da Constituição Federal"¦ na dura vida de quem se preocupa com a democracia a novidade é ter que defender o Supremo do próprio Supremo

Fica difícil explicar, nesse contexto, que não há alternativa fora da lei e que nossa construção coletiva desde 1988 foi vitoriosa. Creio, com convicção, que vale a pena defender nossa democracia, com todos os seus defeitos. Mas as instituições precisam colaborar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.