Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

06/12/2010 - 08h28

A maconha e a coragem de Sérgio Cabral

Legalizar a maconha é vista como um perigo para o brasileiro, segundo todas as pesquisas de opinião. Essa posição é geralmente confundida como estímulo ao uso. Daí a coragem e a lucidez do governador do Rio, Sérgio Cabral, que está defendendo, dentro de um acordo internacional, a legalização da maconha. Ele acha (e com razão) que essa medida não é ideal, mas traria menos danos O acordo dele é fundamentado em estudos científicos: a maconha causa menos problemas do que álcool e tabaco. E muito menos ainda do que as demais drogas.

Além disso, se a produção da maconha fosse legalizada, seria possível tentar zelar pela qualidade do produto. Há cientistas que defendem, como todos sabem, que essa droga tem efeito terapêutico, em determinados casos. Uma produção controlada poderia, segundo ele, levar à geração de uma maconha com efeitos menos deletérios, graças à engenharia genética.

Tirando a maconha de cena e transformando-a num problema de saúde, o poder público e a polícia, na visão do governador do Rio, poderiam se concentrar nas drogas mais pesadas.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página