Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

15/04/2011 - 09h14

Virada: o sonho da cidade sem catracas

Considero São Paulo uma das cidades mais interessantes do mundo.

Falo isso vivendo agora numa das cidades mais interessantes do planeta, que é Cambridge, onde estão Harvard e MIT, que ocupam o topo da lista das melhores universidades --e fazem essa pequena cidade ficar povoada de inventores. Para completar, estou bem perto daquela que considero a mais interessante cidade do mundo, que é Nova York.

Isso só me faz enxergar ainda melhor minha cidade.

Nem sempre é fácil ver como São Paulo é interessante, criativa, cosmopolita. Afinal, está imersa no caos. Justamente essa combinação de caos e criatividade é que produz uma tensão que resulta em lugares como a região do Baixo Augusta, a maior concentração da diversidade tribal que já vi.

Adoro a Virada Cultural, apesar de todos os seus problemas, porque essa criatividade, pelo menos um dia, toma as ruas, cria um senso de coletividade. E mostra o que podemos ser se houver mais gente andando a pé pelas calçadas, compartilhando conhecimento, do que trancadas nos carros, nos prédios ou condomínios. É a cidade das catracas, derrubadas pelo menos em um final de semana.

Tem muita gente que prefere ver o lixo que ficou na calçada (e é horrível). Prefiro ver o futuro de uma comunidade mais humana e criativa.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página