Giuliana Vallone

É jornalista. Foi secretária-assistente de Redação da Folha e correspondente em Nova York

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Giuliana Vallone

Quem são os desinformados?

Educar politicamente a população requer método, personalização e ajuste constante de rota

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A conversa começa bem. Bolsonaro ouve de um apoiador que o Ministério da Educação deveria tomar o exemplo de Hitler na educação infantil. A resposta é um resumo de sua estratégia de comunicação: culpa a burocracia por não fazer o que deseja e ofende opositores (neste caso, Anitta, que "não sabe nada" de política —o que, diz, é comum no país). Por fim, dá sua solução à la Bolsonaro para a questão: retomar a educação moral e cívica nas escolas.

Foquemos, contudo, o (correto) diagnóstico. Sim, presidente, a falta de conhecimento político no Brasil é comum. E, aliás, não se resume ao nosso país nem aos nossos tempos.

Em 1964, Philip Converse concluiu que a grande maioria dos americanos não tinha um sistema de crenças políticas bem desenvolvido. O cenário não mudou muito de lá para cá. Em 2017, só 26% deles eram capazes de nomear os três Poderes.

No Brasil de hoje, o Índice de Democracia Local (2019) mostra que 60% dos paulistanos não conhecem nenhuma instituição política. O que fazer então? Retomar a disciplina cujo auge ocorreu na ditadura não é a resposta.

Assim, busca-se inspiração em outras fontes. Uma delas é o livro "Uninformed" (2016), de Arthur Lupia. O cientista político debate por que sabemos tão pouco e o que se pode fazer sobre isso. De saída, afirma: "Quando se trata de informação política, há dois grupos. Um entende que é quase completamente ignorante sobre detalhes de leis e políticas públicas. O outro é delirante sobre o quanto de fato sabe". A partir daí, sugere ações para ganhar o interesse do público e ensina educadores (cientistas, jornalistas, políticos, ativistas) a medir o conhecimento e a evolução de seus interlocutores.

Spoiler: não há solução fácil, nem lista pronta daquilo que é preciso ensinar. Para Lupia, educar politicamente a população requer método, personalização e ajuste constante de rotas. É um caminho longo, mas essencial. Para aqueles que têm interesse nele, "Uninformed" serve como excelente ponto de partida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.