Gregorio Duvivier

É ator e escritor. Também é um dos criadores do portal de humor Porta dos Fundos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gregorio Duvivier

A escória contra Fernanda

A atriz nos lembra de quando o Brasil era digno de aplauso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ofício do ator e da atriz consiste, basicamente, em tornar mais digna a vida dos outros. Fernanda Montenegro passou uma vida dando aos seus personagens o melhor de si. Nunca uma mulher que fingiu ajudar uma criança pra tentar vender seus órgãos foi tão humana quanto em “Central do Brasil”. Nunca uma rainha que se apaixonou pelo enteado foi tão adorável quanto em “Fedra”. Nunca uma adúltera que fica feliz com o câncer da prima seria tratada com tanto carinho quanto em “A Falecida”. Simone de Beauvoir nunca foi tão querida quanto a Simone de Fernanda. Nelson nunca foi tão terno. 

Fernanda tornou adoráveis todos os personagens que viveu —e, humanizando os personagens, humanizou um país. 

Ilustração para coluna Gregório Duvivier
Catarina Bessell/Folhapress
 

Fernanda nunca fez nada que não fosse, no mínimo, brilhante. Sua autobiografia, escrita com a colaboração de Marta Góes, conta a história de uma trabalhadora incansável da cultura, em 70 anos de luta diária pela sobrevivência.

Seu surgimento no último terço do filme “A Vida Invisível” “comove montanhas”. No olhar de Fernanda, tudo aquilo que o personagem podia ter sido —e que não foi. Impossível não ver também tudo aquilo que o país podia ter sido —e que não foi. 

Pra assumir um cargo no governo atual, você precisa provar que nunca, em toda a sua vida, você conseguiu concluir nada que preste. O único ponto em comum entre todos os integrantes desse elenco é que ninguém nunca se destacou em nada. 

No comando, um capitão reformado —subalterno até do seu vice. Quem cuida da educação se comporta como um moleque, quem cuida da política externa não acredita no globalismo, quem cuida da justiça é um juiz de primeira instância. 

Esse governo garante um protagonismo a todos os Cigano Igor de suas profissões —todos aqueles que, por falta de esforço ou talento, caíram no esquecimento, na chacota ou nas tardes do SBT.

A agressão desse governo a Fernanda faz todo sentido: ela está no diâmetro oposto do que o país está se tornando. Fernanda nos lembra todo dia daquilo que nunca podemos esquecer: a mediocridade não está no nosso DNA. Não estamos condenados à lanterninha, à submissão, à vergonha mundial. Não somos 200 milhões de subalternos, jagunços, capitães-do-mato, lambe-botas, pela-sacos, fantoches, títeres e canastrões.

Fernanda nos lembra que já fomos, e ainda podemos vir a ser, um país digno de aplauso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.