Gregorio Duvivier

É ator e escritor. Também é um dos criadores do portal de humor Porta dos Fundos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gregorio Duvivier

O carioca definitivamente nasce com um superávit de cachaça no sangue

O bêbado só é tolerável quando se está mais bêbado que ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“O ser humano fica melhor com uma porcentagem de álcool no sangue”, diz um filósofo norueguês que certamente nunca foi ao Baixo Gávea. O filme “Druk” conta a história de professores que descobrem a felicidade na embriaguez e em seguida se deparam com o alcoolismo. Entre a sobriedade e o vício, optam por champanhe —opção que revela o excelente salário de um docente dinamarquês.

A tese do filósofo nórdico talvez faça sentido por lá. Os escandinavos têm uma tensão social que só a bebida alcoólica parece diluir. Tenho medo do efeito que o filme pode causar neste hemisfério.

Colagem com a imagem de um homem pensativo com a mão no queixo. Há uma garrafa, um prato de comida, um pão francês, uma manteiga, um coração partido, uma mão brindando com um copo de bebida, um emoji gargalhando e confetes espalhados pela imagem.
Catarina Bessel/Folhapress

O carioca definitivamente não nasceu com um déficit de álcool no sangue. Aqui nascemos é com um superávit de cachaça. A bebida não faz nada bem pra um povo já famoso pela irreverência e extroversão, que são dois eufemismos pra falta de noção e ausência de limites.

Posso dizer, na condição de carioca, que viemos ao mundo com uma ducha de água fria e um balde de café a menos que o resto do país.

Por isso, inclusive, o café carioca é mais longo que os outros.

Ao paulista tampouco faz bem o álcool. Veja o que se tornou a Vila Madalena.

Não quero dizer, no entanto, que o paulista acorde pronto pra vida. Nem tampouco que precise de café.

O paulistano com uma dose de expresso abre uma tapioqueria e elege um fascista. Não é disso que a gente precisa. O sangue bandeirante tem um déficit claro de LSD. Se eu fosse prefeito espalhava pela cidade um daqueles caminhões de fumacê com psicodélico. Um paulista em estado lisérgico equivale a um carioca cafeinado que equivale a um mineiro bêbado.

Sim, o mineiro, polido e discreto, merece o álcool: é o nórdico brasileiro. Já o pernambucano, elétrico, carece de canabinoides. O baiano, em contrapartida, já nasce em ponto de bala. De João Gilberto a Marighella, passando por Gil e Caetano, eu entregaria o país nas mãos do baiano abstêmio.

Não deveria ter assistido a “Druk” sóbrio. Tenho horror a bêbado quando não bebi. O bêbado só é tolerável quando se está mais bêbado que ele. Tenho muita saudade do boteco, mas saudade nenhuma do bebum ​. O filme me lembrou a existência dele, o bêbado-zumbi, seu olhar diagonal, sua boca mole metralhando perdigotos direto na sua pálpebra.

Espero que o filme “Druk” não empodere o bêbado profissional. Caso contrário, não hesitarei em bradar: Vai pra Dinamarca! Ou então me dá um gole.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.