Gregorio Duvivier

É ator e escritor. Também é um dos criadores do portal de humor Porta dos Fundos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gregorio Duvivier
Descrição de chapéu

Desde que virei pai, só me interessa que a morte aconteça depois da vida

Assinei um contrato que decreta o meu futuro e, por isso, daqui não saio e daqui ninguém me tira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Morrer sempre me pareceu uma ideia razoável, quando não muito gostosa. Quando tomei um ácido pela primeira vez pensei que estivesse morrendo, e foi a melhor coisa que já senti. Se morrer for assim, pensei, quero morrer todo dia, muito. Vivia pensando em morrer, e isso me fazia viver melhor.

Gostava de viver, mas também gostava de ideia de acabar a vida no auge da felicidade, como num filme musical. Ou no auge do problema, como numa sessão de análise lacaniana. E ainda tinha a possibilidade de vida após a morte. Nunca acreditei muito na hipótese, mas gostava de pensar que talvez ganhasse essa surpresa pós-créditos, como num filme da Marvel.

Nunca senti medo de avião, porque parecia uma morte rápida, sem cadáver, indolor. Gostava de pegar estrada à noite porque a morte estava sempre a um cochilo de distância. Adorava lembrar que o mundo continuaria sem mim, igualzinho, ou melhor: com um pouco menos de emissão de carbono. Não entendia quem tentava prolongar a vida ao máximo, como um prisioneiro que luta pra continuar encarcerado. Que gente apegada, pensava. Desapega.

Até que eu tive uma filha. E tudo mudou. Já não consigo entrar num avião sem suar frio. Não chego perto de drogas que me façam pensar que estou morrendo. Não pego estrada à noite nem se estiverem vacinando na serra de madrugada. Quer dizer, a não ser que estejam vacinando na serra de madrugada. Só porque morro de medo de morrer de Covid.

Colagem com a foto em preto e branco de uma criança assoprando bolhas de sabão, vestindo camiseta branca da Peppa Pig, saia rosa e chinelos e segurando uma pelúcia da Peppa Pig. Bolhas grandes desenhadas saem do aro de plástico vermelho, que está próximo ao rosto, e uma coroa amarela está desenhada na cabeça da criança. O fundo é todo verde água.
Publicada nesta terça-feira, 22 de junho de 2021 - Catarina Bessel/Folhapress

Desde que virei pai, parei de sonhar com o cadafalso. Perdeu a graça pensar na morte. Não me interessa nem mesmo pensar em vida após a morte.

Só me interessa que a morte aconteça depois da vida. O que mais mudou na minha vida foi que ela já não pode terminar tão cedo. Existe uma espécie de contrato: pelas próximas décadas, não posso me demitir.

Parece desesperador. Adorava não ter medo da morte. Mas não há nada melhor do que precisar estar aqui, agora. Mais que isso: precisar gostar de estar aqui, agora. Mesmo que haja algo depois disso aqui.

Não importa: é aqui que minha filha está. Não existe nada antes, nem depois —nem acima nem abaixo. A única coisa que importa está bem na minha frente. Nunca estive tão apegado. Daqui não saio, daqui ninguém me tira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.